O governador Cid Gomes também garantiu um reajuste diferenciado para professores e policiais. Quanto a esta segunda classe, o percentual de aumento ainda não foi apresentado, mas, em relação ao magistério, a proposta é de um aumento médio de 12%.

De acordo com o deputado Nélson Machado, foi considerada, neste cálculo, a inflação de 4,9% no período, a incorporação da progressão, e o aumento real, este, contudo, não tendo o mesmo percentual para todos estes servidores. Os professores iniciantes de nível superior terão, segundo a proposta do governo, um reajuste de 13,5%. Os iniciantes especialistas, de 17% a 18%. Estas duas situações representam cerca de 80% da categoria.

Segundo o secretário de Finanças do Sindicato dos Professores do Estado do Ceará (APEOC), Anísio Melo, os percentuais são um bom ponto de partida. “Nós podemos avançar mais. Amanhã (hoje), nós iremos continuar as discussões, e na quarta-feira também”. Segundo ele, existe a expectativa de se elevar o reajuste linear, que é a reposição da inflação de 4,9%. “Aumentando o reajuste linear, também terá um aumento maior para os professores”, destaca.

Durante a reunião, o Sindicato – APEOC se posicionou contra a reposição das aulas em julho e pediu que o governador não envie ao Ministério Público a lista de punição aos professores. “Ele iria fazer isso amanhã (hoje), mas aceitou segurar até que finalizemos as negociações”.

O deputado Nelson Martins ressaltou ainda que o governador apresentou a proposta para a implantação do piso dos professores. “Ele podia esperar até dezembro, mas já apresentou os cálculos”, apontou. A discussão ainda continuará com os magistrados.

FONTE: Jornal O Povo – 26.06.2009