O Sindicato APEOC convoca todos os estudantes do terceiro ano do ensino médio e professores a se engajarem num grande mutirão para garantir as inscrições dos alunos da rede pública no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017. O mutirão se inicia nesta segunda (08) e vai até o dia 19 de maio.

Segundo dados da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), o índice de aprovação dos alunos das escolas públicas estaduais no Ensino Superior cresceu 28%, entre os anos de 2015 e 2016. Um total de 13.516 estudantes garantiram o ingresso em instituições públicas e privadas em 2016. No ano anterior, esse número chegou a 10.035.

Isenção da Taxa de Inscrição

Podem solicitar isenção os concluintes de ensino médio em escola pública ou em escola privada com bolsa de estudos integral e que tenham renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio por integrante da família.

Atenção: A partir desta edição, é preciso comprovar a renda família. Para tanto, é necessário apresentar o Número de Identificação Social (NIS). Até o ano passado, os pedidos de gratuidade eram feitos unicamente por meio de uma declaração do candidato, informando que se enquadrava na faixa de baixa renda.

Datas e Provas

As inscrições para o exame vão até o dia 19 de maio e a data para o pagamento das taxas se estende até o dia 24 do mesmo mês. As provas serão realizadas em dois domingos consecutivos, nos dias 5 e 12 de novembro, com abertura dos portões às 12h (horário de Brasília) e fechamento às 13h.