O mandato da atual diretoria, presidida pela professora Penha Alencar, se finda em 28 de fevereiro e com a imediata posse da nova diretoria eleita em 08 de fevereiro de 2011

Neste dia 08 de fevereiro, terça-feira, os profissionais da educação, na rede pública de ensino, professores e servidores, filiados ao Sindicato APEOC participam de eleições livres e democráticas para escolha da nova diretoria que irá comandar os destinos da maior entidade sindical do Norte/Nordeste e com um quadro social superior a 30 mil filiados. O mandato da atual diretoria, presidida pela professora Penha Alencar, se finda em 28 de fevereiro e com a imediata posse da nova diretoria eleita em 08 de fevereiro de 2011.

A atual presidenta do Sindicato APEOC, professora Penha Alencar, comanda pessoalmente o processo de sucessão depois de quatro sucessivos mandatos, considerados pela maioria absoluta do quadro social e dos diretores, de períodos áureos na instituição e com transparente administração simbolizada pelo slogan: “Unidade e Democracia na Educação”.

A presidente Penha Alencar afirma que deixa a presidência do Sindicato APEOC com missão de dever cumprido, e que sempre esteve solidária aos seus companheiros de magistério em todos os momentos que necessitavam de uma palavra amiga ou de apoio solidário em manifestações públicas e em audiências com diretores e secretários de governo ou com o próprio governador do Estado. Em todas estas ocasiões, a direção do Sindicato APEOC, sob sua presidência, adotou sempre o diálogo de negociações democráticas sem renúncia de conquistas nem de objetivos que, imaginavelmente, resultassem em prejuízos à valorização dos profissionais da Educação Básica. Em nenhum momento esta administração tergiversou aos princípios de servir aos trabalhadores da educação.

Com a unanimidade dos pensamentos pragmáticos da diretoria, o Sindicato APEOC conquistou o pódio de instituição sindical com a melhor classificação na prestação de múltiplos serviços nas áreas de saúde, com assistência odontológica, fonoaudióloga e tantas especialidades específicas ao bem estar do potencial humano, além de planos de saúde com empresas conveniadas.

O Sindicato APEOC conseguiu montar uma das melhores assessorias jurídicas entre entidades sindicais do Ceará, com prestação de serviço gratuito ao seu quadro social e promovendo hoje mais de dez mil processos em tramitação no Poder Judiciário do Estado. Todos em defesa do associado.

Nessa primeira década do Século XXI, o Sindicato APEOC conquistou a regulamentação da progressão horizontal devida desde 1993, e, conseguiu implantar este benefício em 2006 para 100% dos professores aptos e efetivos. Infelizmente, o governo do Estado violou compromisso e ainda não implantou os anos de 2009 e 2010. Porém, a diretoria do Sindicato APEOC não desistiu nem desistirá da luta até que sejam implantadas as progressões horizontais devidas aos professores da rede estadual de ensino.

Nessa década de 2000, a presidente, professora Penha Alencar, com apoio da diretoria, tornou realidade: – ampliação da Sede do Sindicato – APEOC (alojamento climatizado, auditório com 400 lugares); – ampliação definitiva da carga-horária; – incorporação definitiva dos aditivos; – realização de concurso público no Estado e prefeituras municipais; – convocação dos concursados (professores, técnicos, orientadores e supervisores) e compromisso permanente de lula pela nomeação de todos os classificados; – elevação do teto do vale-refeição do Estado e do seu valor individual; – pagamento dos professores do Município de Fortaleza no primeiro dia útil do mês; – pagamento do curso de pós-graduação a nível especialização aos professores do Estado; – entrega dos diplomas do Magister; – liminar que proibiu o Governo do Estado de fazer desconto dos dias da greve na rede estadual de ensino; – liminar que suspendeu a contratação temporária no período eleitoral; – pagamento dos anuênios devidos aos professores do Município de Fortaleza; – antecipação da data-base de pagamento dos salários de servidores da educação, de julho para janeiro; – reajuste linear acima da inflação, conquistado em 2011; – fim do desconto indevido da Previdência do Estado, após 90 dias de afastamento para aposentadoria; implantação de Planos de Carreiras em diversos municípios cearenses; – compromisso obstinado e reafirmado em defesa da readequação do PCC dos professores estaduais à Lei do Piso, infelizmente ainda sem total eficácia na sua plenitude ou conforme projeto aprovado e sancionado; e, – reajuste diferenciado em 2010 sem renúncia de luta até que se torne em caráter definitivo a recuperação de todas as perdas salariais acumuladas desde 1996.

Como instituição sindical fundada em 02 de fevereiro de 1962, o Sindicato APEOC não é propriedade de sua atual nem futura diretoria, mas patrimônio exclusivo do seu quadro social, de professores e servidores da educação, potencial humano ad eterno em defesa do ensino com qualidade e da valorização dos seus profissionais para séculos e séculos.

(Fonte: Site do jornalista e radialista Antônio Viana)