O Sindicato APEOC se solidariza à professora Vanuzia Brito Lima, da rede pública de Sobral, e repudia com veemência a gravação de um vídeo da aula ministrada pela docente e a divulgação do mesmo em redes sociais e, no jornal “Agora Parana”, ambas divulgadas por Wellington Macedo e Oswaldo Eustáquio, o último jornalista do jornal acima citado.

A forma criminosa como os citados acima divulgaram o vídeo e imagem da professora é lamentável, as ofensas e inverdades direcionadas à professora tiveram publicidade descomedida alcançando, desinformando e manipulando a opinião de milhões de pessoas.

Diante disso, é evidente que a ofensa à honra e à imagem da professora teve enorme repercussão na sociedade, causando a esta prejuízo e constrangimento.

O Sindicato APEOC não vai aceitar que esse bem de valor inestimável, a reputação da docente, que vem sendo violado de forma injusta e mesquinha pelos autores das publicações criminosas, ao publicarem sucessivas mentiras com o intuito de manchar o bom nome da professora perante a sociedade acadêmica, estudante, sociedade de Sobral e do Estado do Ceará.

A Constituição Federal não deixa dúvida de que um dos fundamentos da República Federativa do Brasil é a proteção à dignidade da pessoa humana (CF, art. 1º, III), consagrada logo em seu dispositivo inaugural e ratificada em diversas outras passagens, com especial destaque aos incisos V e X do artigo 5º, sendo imperiosa sua prevalência até mesmo em face de outras garantias individuais previstas na Lei Maior.

                                                                                                                                              

Artigo 5º  CF(…)  V – é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem; (…)     X – são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;
 

 

Isto posto, o Sindicato APEOC não vai aceitar qualquer tentativa de intimidação ou agressão aos professores, e vamos combater fortemente essa prática criminosa de perseguição.

Tomaremos todas as medidas necessárias para combater e acabar de vez com as praticas de ataques a Educação Pública, pois defendemos uma Escola Pública de qualidade para os estudantes e os profissionais da Educação valorizados e respeitados.

Entraremos com ações contra os agressores, para que isto jamais volte acontecer com qualquer outro professor. Além do Sindicato APEOC, assinam esta nota as seguintes entidades: AGB-Secção Fortaleza, SINDIUVA, CCH/UVA, Curso de Geografia, SINDSEMS e a Igreja Betesda-Sobral.