O epicentro da destruição dos direitos sociais e trabalhistas está no Congresso Nacional, que acionado pelo projeto neoliberal, entreguista e fascista instalado no Planalto Central, encaminhou, encaminha e encaminhará o desmonte ou a precarização de políticas estruturantes, duramente conquistadas através dos tempos em nosso país.

As Deformas: Sindical, Trabalhista e Previdenciária foram aprovadas de forma acelerada no Congresso, inclusive com apoio de setores liberais e mesmo governos/partidos progressistas.

Neste processo, percebemos parcela significativa de parlamentares de todas as cores mudando de posição de acordo com a ocasião e o local de votação.

Também podemos identificar que o movimento sindical, social, estudantil e popular não conseguiu criar resistência suficiente para barrar o desmonte, apontando assim para a necessidade de maior articulação com os interesses da massa de nossa população que precisa ser mobilizada para a defesa do estado democrático de direito social.

Nesta jornada de luta , apesar das dificuldades, o movimento de resistência impediu a desgraça total em relação ao projeto inicial de Bolsonaro/ Guedes que apontavam para o fim completo do sistema de seguridade social (Privatização e capitalização da Previdência era o objetivo), foi mantida a Previdência Pública e o sistema de seguridade social, mas os servidores públicos ativos e aposentados foram as principais vítimas da Deforma Previdenciária aprovada em Brasília e que abriu a porteira para o efeito cascata nos Estados e Municípios.

Na contramão dessas derrotas, tivemos uma espetacular vitória com a aprovação do Novo FUNDEB, que mostrou a correção de fazer uma movimentação articulada com a sociedade sem nenhum veto aos que entendam e apoiem a causa.

NO CASO FUNDEB, Bolsonaro/ Guedes queriam a voucherização da educação, e consequentemente o sucateamento com foco na privatização. Nossa luta planejada, unificada, articulada e ampliada socialmente, impôs o recuo e a derrota do ultraneoliberalismo, mostrando assim que é possível não só reagir, mas também avançar.

Portanto, nossa solidariedade e unidade agora está voltada para as Deformas Previdenciárias e de direitos, ora em curso m, seja em Fortaleza, Chaval ou Bacabal.

Precisamos urgentemente entender e aprender que nossas forças devem estar urgentemente canalizadas para combater o mal eu seu nascedouro, no epicentro político, onde nascem as injustiças legalizadas a partir do desmonte de nossa constituição, ou seja, no Congresso Nacional.

Denunciar as Deformas já feitas e impedir a Deforma Administrativa e a PEC Emergencial, são tarefas de todos e todas, necessitando somar com a luta pela vacinação ampla, geral e irrestrita, bem como apoiar a volta do auxílio emergencial na perspectiva de criação de uma política estruturante de renda mínima.

Tudo ao mesmo tempo agora!