A Comissão Municipal da APEOC de Icó, representada pelo presidente Alexandre Moura, pelos assessores Kim Lopes e Augusto Neto, e demais dirigentes, reuniu-se nesta quinta-feira (18), com a secretária de educação do Município de Icó, Aurineide Amaro, para tratar de pautas e reivindicações dos profissionais da Educação.

Na mesa de negociação conjunta com representantes do Sindicato local dos professores, sindicato dos servidores municipais e a APEOC, foram discutidos o reordenamento da rede de servidores que está em execução, Precatórios do FUNDEF, recomposição salarial e protocolado junto à secretaria a pauta de reivindicações para este ano de 2021.

O documento protocolado cobra agilidade:

• Fixar calendário de Pagamento;

• Congelamento dos Quinquênios;

• Campanha Salarial – Entrega de parecer jurídico com a possibilidade de recomposição pelo IPCA (Índice de Inflação 2020);

• Lotação;

• Precatórios do FUNDEF; e

• Mesa de Negociação Permanente.

Sobre a Recomposição Salarial, o Sindicato APEOC entregou a secretária de Educação um parecer jurídico feito pela nossa entidade, que argumenta a possibilidade juridicamente de concessão da recomposição salarial pelo IPCA. Em resposta, a secretária pediu um prazo até 10 de março, data de um novo encontro das entidades com a gestão para dar maiores informações e levantamentos da situação da maquina publica municipal.

Durante a reunião o Sindicato APEOC, cobrou ainda da secretária e da gestão municipal um posicionamento sobre o os recursos do Precatórios do FUNDEF. A APEOC busca uma definição política da nova gestão sobre a correta destinação dos recursos como prevê a Lei do FUNDEF e a defesa do Sindicato APEOC de 60% para o Magistério e 40% para a manutenção do ensino e pagamento dos funcionários.

Estiveram presentes nesta reunião o presidente do sindicato dos professores de Icó, Reginaldo Figueiredo, o presidente do sindicato dos servidores municipais, Irlênio Silva e demais representantes da gestão.