O Sindicato APEOC, maior referência nacional na defesa dos precatórios do Fundef para Educação e valorização do Magistério, repudia as declarações negativas feitas sobre a legalidade de representação da entidade no município de Nova Olinda. A APEOC, através do seu protagonismo, tem trabalhado e conquistado muitos pontos importantes da pauta de lutas da categoria no município. Precatório do Fundef, Reajuste Salarial e Ampliação definitiva de carga horária são algumas das pautas reivindicadas em inúmeras reuniões com a Prefeitura.
No final de 2017, a Comissão Municipal do Sindicato APEOC em Nova Olinda foi eleita e empossada. A partir disso, a entidade, representada pelos seus dirigentes, vem lutando incessantemente pelos profissionais do Magistério. Em janeiro deste ano, em reunião na sede da Prefeitura, a APEOC apresentou a pauta de reivindicações para 2018. Além desse encontro, os membros da Comissão Municipal, juntamente com o assessor sindical Roque Melo, participaram de uma audiência com a Procuradoria de Nova Olinda para reafirmar todas as reivindicações da categoria. Após os encontros, Assembleias com os professores foram feitas para repassar todos os informes e, assim, atualizar os docentes quanto a todo processo de negociação.
Por meio de uma negociação qualificada, em março deste ano, o Sindicato APEOC conquistou o reajuste linear de 6,81% para todos os profissionais do Magistério de Nova Olinda, retroativo a janeiro. Em junho, após uma Assembleia Geral com os professores, a APEOC iniciou a luta incessante para conseguir que 60% do precatório do Fundef do município seja destinado para docentes e que os 40% restantes sejam usados na Educação. Quanto a legalidade e legitimidade no processo, o Sindicato APEOC tem judicialmente a titularidade da ação dos precatórios. Pois, se não fosse a atuação da entidade em garantir o bloqueio dos recursos o Magistério já teria perdido a disputa pelos recursos do Fundef.
Mesmo com a prerrogativa legal, a APEOC tem chamado pela composição com outras entidades no sentido de unificar o desejo de beneficiar toda a categoria. Pois assim, a luta irá se fortalecer mais ainda. A entidade continuará lutando pela valorização do Magistério e por uma Educação de qualidade em todo Ceará.