Na terça-feira (5) e na quarta-feira (6), o Sindicato APEOC em Nova Olinda reuniu-se para analisar o Plano de Cargos e Carreiras do Magistério no município. Em julho deste ano, a entidade realizou uma audiência com a Gestão Municipal para debater a readequação do plano junto à Secretária de Educação e a Procuradoria.

Na análise, a APEOC observou alguns pontos do plano que precisam ser atualizados. Um deles é a proposta de criar um interstício mínimo entre o vencimento base das classes (graduado, especialista, mestre e doutor), já que a lei atual não estabelece esse intervalo. A incorporação de carga horária definitiva também foi debatida, tendo em vista que já existe a carência na rede.

A APEOC também estuda garantir no plano a gratificação para professores que trabalham em salas inclusivas; evoluções por via não acadêmica de forma objetiva; afastamento para curso de mestrado ou doutorado com ônus para o município, colocando na lei a obrigatoriedade do docente permanecer pelo menos pelo tempo que esteve afastado; e reafirmar a garantia e efetividade do Núcleo Gestor ser composto por profissionais da rede de Ensino municipal, conforme estabelece portaria 2 do conselho nacional de Educação.