Dirigentes do Sindicato APEOC participaram de uma audiência com a prefeita de Ocara, Amália Lopes, na manhã desta quarta-feira (31). O encontro ocorreu na Secretaria de Desenvolvimento Social do município e discutiu pautas como reajuste salarial dos professores e dos secretários escolares; readequação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração do Magistério (PCCR); estrutura das escolas; entre outros.

Além da gestora, estavam presentes a Comissão Municipal do Sindicato APEOC de Ocara, liderada pelo presidente Antônio Bandeira; o assessor sindical, Roque Melo; o secretário de Educação, Paulo Freitas; o secretário adjunto, José Correia; e o assessor técnico da Prefeitura; André Carvalho. Veja os encaminhamentos:

Reajuste Salarial

A prefeita de Ocara informou que será concedido aos profissionais da Educação um reajuste salarial de 6,81%, e de acordo com o nível do docente, o reajuste pode chegar a 8%. O projeto de lei já foi encaminhado para a Câmara dos Vereadores. Os secretários escolares também terão um reajuste imediato de 2,95%. Uma reunião será marcada para tratar da implantação de um gratificação para secretários pelo desempenho de sua função.

Reformulação do PCCR

O Sindicato APEOC cobra a readequação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração do Magistério. A entidade já entregou à gestão atual uma proposta para a reformulação do PCCR. A prefeita informou que marcará uma nova reunião até o final de fevereiro para discutir a atualização.

Infraestrutura das escolas

A Prefeitura informou durante a reunião que parte das escolas do distrito será reformada, aumentando o número de salas de aula e redimensionando a rede de ensino do município para o ano letivo de 2019.

Remoção de professor

Na reunião, também foi apresentado o caso de um professor da rede municipal que foi removido da escola em que atuava na cidade e lotado em uma instituição a 13km de distância da casa dele. O docente pediu assistência jurídica ao Sindicato APEOC.  O caso foi apresentado no encontro e foi possível reverter a decisão. O professor será lotado em uma escola próxima a sua residência.

Próxima reunião

Uma nova reunião será marcada para o final de fevereiro, onde serão discutidos a insalubridade para assistentes administrativos da Educação; a readequação do PCCR; e o precatório do Fundef.