O Sindicato APEOC, em meio a Campanha do Outubro Rosa, chama a atenção das profissionais em Educação e de todas as servidoras estaduais do Ceará para a prevenção ao Câncer de Mama. O autoexame das mamas, aliado ao exame da Mamografia podem salvar vidas. Quantos antes houver a descoberta do tumor, maiores serão as chances de sucesso do tratamento.

A APEOC ressalta ainda os dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), onde a estimativa de diagnósticos da doença entre 2018 e 2019 será de 59.700 novos casos no país. O diagnóstico tardio continua sendo o maior inimigo da cura da doença em pacientes.

Considerando a qualidade de vida, vale lembrar a importância de ir além da realização de exames com frequência, como a mamografia. É indicado também a pratica de exercícios, nem que seja uma caminhadinha rápida uma vez ao dia, o que reduz em 30% o risco de câncer de mama.

Para as servidoras estaduais, lembramos que o Novo ISSEC já está funcionando a todo o vapor, com consultas e exames funcionando normalmente e com a ampliação da rede de atendimento, principalmente no interior. Essa foi uma luta árdua do Sindicato APEOC, para que o servidor e a servidora estaduais tivessem um acesso digno à saúde, com um atendimento que realmente funcione.

Usar rosa para simbolizar a batalha contra um mal que tira a vida de milhares de brasileiras todos os anos deve ir para além de outubro. O Sindicato APEOC adere integralmente à luta pela prevenção ao Câncer de Mama e por acesso ao tratamento de qualidade.