Profissionais da Educação do município de Pacatuba decretaram nesta quinta (11), por unanimidade, em assembleia da categoria, greve por tempo indeterminado. O reajuste salarial de 7,64%, com pagamento retroativo a janeiro, é a principal reivindicação dos servidores.

A greve foi deflagrada após as negociações com a Prefeitura não avançarem na definição do reajuste dos trabalhadores. Cerca de 200 professores reunidos na Praça da Juventude rejeitaram as duas propostas apresentadas. A primeira oferecia um reajuste de 5% em junho, sem retroativo; e a segunda um reajuste de 6,39%, sem retroativo.

Estavam presentes o diretor de Assuntos Jurídicos do Sindicato APEOC, Sérgio Bezerra; o assessor político, Kim Lopes, e a comissão de negociação formada pelos professores Suelen Barros, John Karley e Fábio de Melo.

O grupo fez uma caminhada pela cidade para informar a população da decisão tomada pelos docentes. Sergio Bezerra esteve na rádio Nova Pacatuba FM comunicando sobre a greve dos professores. A Prefeitura será notificada sobre a paralisação ainda nesta quinta (11). Uma nova assembleia ocorrerá na próxima quarta-feira (17) para decidir os novos passos da greve.

Conheça o caso

Os professores de Pacatuba cobram desde o início do ano o cumprimento de seus direitos estatutários e o reajuste salarial, discutidos em inúmeras reuniões, sem sucesso. Conheça o histórico de negociação:

31/03– Professores estiveram na Secretaria de Educação do município de Pacatuba para cobrar o reajuste salarial dos profissionais da Educação, já que a data-base da categoria é 1º de janeiro. A Prefeitura informou que estava trabalhando para atender às reivindicações e marcou uma nova reunião para o dia 10 de abril.

10/04– A secretária de Educação, Ana Kelly Pinto, não pode receber os profissionais. Com o cancelamento da audiência, os docentes ocuparam uma das salas do prédio e exigiram respostas às reivindicações já encaminhadas em encontres anteriores. Depois de algumas horas, a secretária se reuniu com os professores e marcou uma nova audiência para o dia 20 de abril.

20/04– Algumas reivindicações foram encaminhadas. Ficou decido que 50% das horas de planejamento dos professores serão realizados fora do ambiente escolar e 27 novos professores aprovados no último concurso foram convocados. A secretária de Educação prometeu discutir o percentual de aumento salarial com o prefeito no dia 27 de abril e prometeu dar o resultado numa nova reunião marcada para o dia 28 de abril.

28/04– Durante a assembleia, nenhum representante da prefeitura compareceu para deliberar sobre a resposta da Gestão Municipal à negociação da reposição salarial de 2017. Os docentes decidiram então, em votação, marcar uma nova Assembleia para o dia 03 de maio.

03/05 – Cerca de 200 professores de Pacatuba, reunidos em Assembleia comandada pelo Sindicato APEOC, aprovaram, por unanimidade, Indicativo de Greve após a Prefeitura afirmar não ter nenhuma resposta para as reivindicações da categoria.