Após dois meses de muita negociação entre o Sindicato APEOC e a Prefeitura de Palhano, os profissionais da Educação do município conquistaram o Reajuste Salarial linear de 2018. Durante a Mesa de Negociação ocorrida nesta terça-feira (27), o Executivo apresentou a proposta de 4%, retroativo a janeiro, aceita pelo Sindicato.
Estavam presentes o vice-presidente estadual do Sindicato APEOC, Reginaldo Pinheiro; a Comissão Municipal, liderada pelo presidente Josimar Domingos; o secretário de Educação, Antônio Fernandes; e equipe.
O processo de negociação do reajuste Salarial 2018 iniciou em dezembro, quando a Prefeitura apresentou uma proposta de reajuste de 2,43%, rejeitada pela APEOC por ser considerado um percentual muito baixo. Em janeiro, a Administração apresentou uma nova proposta, dessa vez de 3%, mais uma vez negada pelo Sindicato, que exigiu um índice maior correspondente à valorização que os trabalhadores da Educação do município merecem. O novo projeto de Lei será enviado à Câmara dos Vereadores ainda esta semana.
Josimar Domingos, presidente da Comissão Municipal do Sindicato APEOC em Palhano, afirma que o reajuste é fruto de muita luta. “Nós participamos dessa mesa de negociação com a Prefeitura desde dezembro de 2017, discutindo o reajuste salarial. O percentual apresentado hoje ainda não é o desejado, queríamos 6,81%, mas já consideramos um grande avanço. O Executivo havia apresentado um projeto de lei onde o reajuste era de 2,43%, rejeitada pela Comissão Municipal. Exigimos uma negociação que resultou nesses 4%”, falou. A porcentagem será apresentada à categoria em Assembleia Geral para votação.
Salários atrasados
Além do valor do reajuste, a negociação conquistou o pagamento dos salários atrasados de dezembro de 2016, que serão quitados até o mês de abril.
A mesa de negociação irá continuar e a Comissão Municipal apresentará novas reivindicações da categoria.