O Sindicato APEOC em Paracuru reuniu-se nesta segunda-feira (1), com representantes da gestão municipal para tratar das negociações quanto a regularização dos quinquênios para os professores e apresentar a posição da categoria em relação as propostas feitas pela Prefeitura anteriormente.

A APEOC luta para que os quinquênios sejam garantidos em lei. A proposta da prefeitura de incorporar parcialmente o recurso foi rejeitada em assembleia realizada no último sábado (30), contudo,categoria aprovou que as negociações continuassem. A administração pública afirmou não ter condições de incorporar integralmente os quinquênios por limitações na folha de pagamento, dizendo ainda que haverá redução no pagamento de cargos comissionados, incluindo cortes no salário do próprio prefeito, para não ter problemas futuros com a folha dos servidores.

A prefeitura de Paracuru atendeu a reivindicação da categoria de abrir sua folha de pagamento para análise. Para isso, foi criada uma comissão técnica com membros da APEOC e da gestão municipal para fazer simulações do que a prefeitura pode pagar para que haja a incorporação de quinquênio. A primeira reunião da comissão técnica já está marcada para a próxima quarta-feira (3), com outra reunião marcada para o dia 10 de abril, para apresentar as simulações e projeções em relação a incorporação de quinquênios ao prefeito.

Estiveram presentes na reunião o vice-presidente estadual da APEOC, Reginaldo Pinheiro, o presidente da Comissão Municipal de Paracuru, Eudásio Gomes, a vice-presidente, Nadja de Andrade, o prefeito, Eliabe Albuquerque, a secretária municipal de Educação, Dalma Maria Sanders, o secretário de finanças, Vandick Barroso, e a consultora jurídica e contábil da prefeitura, Cíntia Martins.