Após várias rodadas de negociações entre Sindicato APEOC e Prefeitura de Pereiro, nesta terça-feira (29) foi assinado o acordo que destina 60% do precatório do Fundef para professores e funcionários do município. Na ocasião, a APEOC foi representada pelo vice-presidente estadual Reginaldo Pinheiro; e por membros da Comissão Municipal.

Na definição de aplicação do precatório do Fundef, o Sindicato APEOC conseguiu garantir que dos 60%, 54% seja destinado para os professores de Ensino Fundamental e Infantil da época de vigência do precatório; 3% seja para os docentes de Ensino Fundamental e Infantil de janeiro de 2004 a dezembro de 2017; e 3% para os servidores não docentes e aos professores de Educação de jovens e adultos de janeiro de 2004 a dezembro de 2017 que não tenham sido contemplados com os valores anteriores, conforme aprovado em Assembleia Geral no dia 04 de maio.

Histórico de negociação

Assembleia Geral em Pereiro, no dia 04 de maio, define aplicação de recursos do precatório do Fundef

Desde muito tempo, o Sindicato APEOC vem lutando para conseguir que os profissionais do Magistério de Pereiro fossem beneficiados com a destinação de 60% do precatório do Fundef do município. Em maio deste ano, as propostas vêm sendo negociadas com a Prefeitura Municipal, que reconheceu a tese da APEOC.

No início das negociações, a Prefeitura Municipal propôs destinar 42% do precatório do Fundef para profissionais da Educação. A proposta não foi aceita pela entidade. Depois disso, a Gestão propôs 52%, que também não foi aceito pela categoria.

Após a luta do Sindicato, a proposta final de 60% foi conquistada. A entidade acredita que a destinação da verba seja importante para a valorização do Magistério.

Seguimento do processo

Depois da assinatura do prefeito Raimundo Estevam Neto no termo de acordo, reconhecendo o pleito da categoria, o processo segue para homologação na Justiça. O Sindicato APEOC continuará acompanhando toda a ação para garantir que o dinheiro, referente ao precatório do Fundef, chegue nos profissionais do Magistério e da Educação o mais breve possível.