O Sindicato APEOC, representado vice-presidente estadual, Reginaldo Pinheiro, reuniu-se nesta segunda-feira (11), com o secretário de Educação, José Renê Felipe de Araújo, e o vice-prefeito de Pedra Branca, José Gilberto Júnior, para apresentar a pauta de reinvindicação que trata de pontos como Ampliação de Carga Horária, retorno da consignação Sindical e Reajuste Salarial. Sobre esse último ponto, o município tem pago um valor abaixo do estabelecido pelo Piso Nacional do Magistério.

Participaram da audiência o presidente municipal da APEOC, Girlan Melo, o vice-presidente, Antônio Moreira, professores, membros da gestão municipal e vereadores.

  • Reajuste Salarial: O Sindicato APEOC cobra aumento de 4,17%, para os professores de nível médio e para os professores de nível superior a reivindicação é que seja aplicado um reajuste de 4,5%, sobre o piso corrigido do nível médio, totalizando um reajuste final de 8,49%. O vice-prefeito que assumiu a gestão recentemente, informou que está dependendo de uma decisão técnica para poder anunciar o aumento salarial.
  • Ampliação de Carga Horária: Quanto a Ampliação de Carga Horária, o Sindicato APEOC cobra que o art. 12, do Plano de Carreira seja devidamente cumprido, e que as contratações não sejam meramente por critérios políticos, dando prioridade de Ampliação Temporária aos professores efetivos para suprirem as carências temporárias. Em resposta, o secretário de Educação informou que está sendo elaborado um decreto com critérios objetivos. O Sindicato APEOC cobra que a seleção temporária e a contratação por tempo determinado ocorram por meio de seleção pública, conforme estabelece a Constituição Federal.
  • Desconto Sindical em Folha: A comissão de professores cobrou também a volta da consignação sindical na folha de pagamento, tendo em vista que os sócios tiveram suas consignações cassadas pelo prefeito anterior. Foi solicitado também o afastamento de dois professores para mandato classista.

Como encaminhamento, ficou acordada uma nova audiência para o dia 5 de abril. Com essa nova reunião, o Sindicato APEOC aguarda o retorno das reivindicações já tratadas com a gestão municipal, além da tratativa de outros pontos da pauta.