Nesta quarta-feira (24), em plenária estadual, o presidente, Anizio Melo, ressaltou o Dia Nacional de Luta pela Educação, com pautas nacionais e locais, convocando os dirigentes a mobilizar a categoria para intensificar a pressão nas redes sociais.

Entre as pautas locais, o envio e a aprovação da PL que trata sobre o reajuste de 12,84% e fim do teto do vale-alimentação, efetivação das promoções e nomeação dos professores convocados pela SEDUC. Já nas pautas nacionais, os pontos centrais são a disponibilidade de vacina para todos e todas, auxílio emergencial, promulgação da lei federal que trata dos Precatórios do FUNDEF e luta contra a DEFORMA administrativa.

Já o vice-presidente, Reginaldo Pinheiro, abordou a pauta dos Precatórios do FUNDEF, destacando a derrubada do veto que tratava da subvinculação de 60% deste recurso para o Magistério, em casos que se enquadram à Lei 14057/2020. Reginaldo explicou ainda quais os próximos passos na luta pela garantia total do direcionamento correto do dinheiro dos Precatórios.

Ao final, foi definido uma agenda de lutas e mobilizações virtuais que o Sindicato APEOC irá atuar junto com toda categoria, com destaque para o envio e aprovação do PL do reajuste e fim do teto do Vale Alimentação, o combate à Deforma Administrativa de Bolsonaro/Guedes e lives ou plenárias virtuais para tratar sobre os Precatórios do FUNDEF nos municípios cearenses, começando com a Live nesta sexta-feira (26) debatendo o processo dos Precatórios do FUNDEF no município de Tauá.