O Sindicato APEOC, representado pelo vice-presidente, Reginaldo Pinheiro, e pelo presidente da Comissão Municipal de Chorozinho e representante da CNTE, Alessandro Carvalho, participou nesta quarta-feira (24), de uma Audiência Pública promovida pelo Tribunal de Contas do Estado do Ceará, que discutiu os Precatórios do FUNDEF.

O evento contou com a presença de conselheiros do TCE, representantes de prefeituras e advogados. Em discussão, a correta destinação dos recursos dos Precatórios do FUNDEF. O Sindicato APEOC é a entidade pioneira na defesa de que 100% do valor seja destinado exclusivamente à Educação, com 60% para valorização dos profissionais do Magistério e 40% para investimentos na Educação e pagamento de funcionários.

Diversos municípios cearenses têm recebido precatórios da União, após as prefeituras entrarem com ações judiciais. Nos últimos meses, processos envolvendo estes contratos têm sido matéria de apreciação do TCE, com a emissão de cautelares e a realização de auditoria para averiguar a correta aplicação desses recursos.

O vice-presidente do Sindicato APEOC subiu à tribuna e defendeu que os Precatórios do FUNDEF têm destino certo, a Educação e 60% para o Magistério. Falou das conquistas já alcançadas, como em Paracuru e Itaiçaba, onde o dinheiro já está com os professores. “Se esse recurso tivesse chegado a época, o salário do professor seria melhor do que é hoje”, afirmou o professor Reginaldo Pinheiro.