Uma delegação de professores aposentados, representando os educadores do Estado do Ceará, foi enviada pelo Sindicato APEOC para o 8° Encontro Nacional de Trabalhadores em Educação Aposentados. O Encontro, realizado em Recife (Pernambuco) dos dias 26 a 28 de agosto, contou com as professoras cearenses Lilá Costa, Helenice Oliveira e Maria Vilani Queiroz.

A animação marcou o primeiro dia do Encontro no Recife Praia Hotel, no bairro Pina. A programação começou com apresentações culturais (maracatu, bumba-meu-boi, frevo) que foram acompanhadas pelos 115 congressistas que estavam no evento promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

Além da interação cultural, a secretária de Relações Internacionais da Confederação, Fátima Silva, considerou o encontro como uma oportunidade articulação política dos aposentados. “É uma consolidação de um processo de organização dos aposentados dentro todos os afiliados da CNTE”, pontuou.    

No primeiro painel, o presidente do Sintepe (Sindicato dos Professores de Pernambuco) e secretário de Assuntos Educacionais da CNTE, Heleno Araújo, analisou diversos aspectos da atual conjuntura do país. Entre os destaques estão os desafios da educação brasileira e o crescimento que pode colocar o Brasil entre as maiores potências mundiais nos próximos 20 anos. “São questões para refletir e que não podemos deixar de levar em conta”.  

O momento em que os participantes expuseram as idéias esquentou o debate. Bem fundamentados e atentos com problemas distintos no sistema público de ensino, os trabalhadores foram além das dificuldades sofridas pelos aposentados e discutiram políticas de meritrocracia, formação e questões financeiras. “É um debate rico, com realidades diferentes, mas democráticas onde todos os pontos de vista foram colocados, gerando uma troca de experiências”, afirmou a professora Vilani Queiroz (Sindicato APEOC).     

Todas as propostas foram levadas para uma plenária no final do evento. Aquelas que foram aprovadas serão encaminhadas para o 31º Congresso da CNTE, que acontece em janeiro do ano que vem. As sugestões também vão servir de apoio para o plano de trabalho na gestão da próxima secretaria.