Os professores da rede pública e privada estão incluídos entre os grupos prioritários da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, lançada na última quarta-feira (13) pelo Ministério da Saúde. A campanha teve início nesta segunda (17) e se estende até o dia 26 de maio. A meta é atingir 90% da população considerada de risco para complicações por gripe.
 Os docentes poderão se dirigir aos postos de saúde portando documento de identificação. Nos dias 2 e 3 de maio, a vacinação desses profissionais ocorrerá nas próprias escolas. O Ministério da Educação estima que 2,3 milhões de professores devam ser vacinados. Segundo Ricardo Barros, ministro da Saúde, os professores estão no grupo preferencial por terem contato com dezenas de estudantes diariamente e estarem mais expostos à contaminação.
Idosos, trabalhadores de Saúde, crianças de seis meses até 5 anos, gestantes, mulheres no período pós-parto, indígenas, população privada de liberdade, inclusive os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, e pessoas com doenças crônicas continuam como público-alvo da vacinação.

Dia D

 O Dia D de mobilização nacional será no dia 13 de maio, quando 84% das doses já estarão disponíveis na rede pública de saúde. Ao todo, os 65 mil postos de saúde do país receberão 60 milhões de doses, número 11% maior que o distribuído em 2016.

Duração e Contraindicação

A validade da vacina é de um ano. A dose protege contra os três principais tipos de vírus que circularam em 2016 nos países do hemisfério sul. O Ministério da Saúde ressalta que as reações adversas são leves e que a única contraindicação é para pessoas alérgicas a ovo.
*Com informações da Agência Brasil e O Povo Online