O Programa “Educação em Debate” na Rádio Cidade AM 860, uma produção do Sindicato APEOC, discutiu no último sábado (13), sobre os impactos da Reforma da Previdência e as ameaças à Educação pública, dos profissionais e estudantes. Foi discutida ainda a aprovação do destaque de número 43, dos deputados, Idilvan Alencar e André Figueiredo, que visa reduzir os impactos da DEFORMA da Previdência para os profissionais da Educação.

Como convidados, o programa recebeu o vereador e presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Fortaleza, Evaldo Lima, e o assessor jurídico, Antônio Araújo. As discussões sobre o assunto ficaram por conta dos debatedores fixos, Helder Cordeiro, Kim Lopes e Dyhonstas Fernandes.

Em pauta:

  • Cortes na Educação;
  • Ações que ameaçam a liberdade cátedra dos professores;
  • Redução de Carga Horária para pais de filhos com deficiência, e
  • A urgência do Financiamento Permanente para a Educação.

Outro ponto debatido foi a Ação Cível Originária 683, do Governo do Ceará contra a União quanto ao valor do repasse do antigo FUNDEF para o estado, entre os anos de 1998 e 2006. O montante pode chegar a 2 bilhões de reais. A ação deve ser julgada em 14 de agosto.

O editorial desta edição tratou do trabalho do Sindicato APEOC para o filiado idoso. Foi feito ainda um convite da entidade as ações que serão realizadas na “Semana do Idoso”, que ocorrerá em 1 de outubro.

O Programa “Educação em Debate” vai ao ar todos os sábados, ao vivo, de 11h às 12h, na Rádio Cidade AM 860 e tem reprise aos domingos de 7h às 8h. Para participar, basta entrar em contato pelos telefones: Fixo: (85) 3198-8877 ou WhatsApp: (85) 98138-6374.

Ouça o programa na íntegra!