O Programa “Educação em Debate” na Rádio Cidade AM 860, uma produção do Sindicato APEOC, discutiu no último sábado (05), sobre os desafios que a Educação e seus profissionais terão de encarar caso o novo texto da Reforma Previdenciária seja aprovado. Além disso, o FUNDEF voltou a ser foco das discussões e o pioneirismo da APEOC em busca por uma Educação de qualidade também.
As discussões sobre o assunto ficaram por conta dos debatedores fixos, Helder Cordeiro, Marcos Fabio e Dyhonstas Fernandes.
O editorial desta edição tratou da confirmação do Julgamento dos Precatórios Estaduais do FUNDEF para 14 de agosto. A Ação Cível Originária 683, promovida pelo Governo do Ceará contra a União quanto ao valor do repasse do antigo FUNDEF para o estado, entre os anos de 1998 e 2006. O montante pode chegar a 2 bilhões de reais.
O Sindicato APEOC defende que o recurso seja destinado integralmente para a Educação : 60% para a valorização dos professores e 40% para investimentos na rede de ensino e pagamento dos servidores da educação.
Durante o programa ainda foram pontuadas as novas regras para a aposentadoria dos professores, as declarações do presidente Jair Bolsonaro, quanto a defesa do trabalho infantil e o anuncio do governador Camilo Santana sobre a convocação dos concursados e a possibilidade de novos concursos durante a gestão.
O Programa “Educação em Debate” vai ao ar todos os sábados, ao vivo, de 11h às 12h, na Rádio Cidade AM 860 e tem reprise aos domingos de 7h às 8h. Para participar, basta entrar em contato pelos telefones: Fixo: (85) 3198-8877 ou WhatsApp: (85) 98138-6374.
Ouça o programa na íntegra!