O Programa “Educação em Debate” na Rádio Cidade AM 860, uma produção do Sindicato APEOC, discutiu no último sábado (29), os desafios da Educação diante do cenário de crise política e social que o país enfrenta. A discussão principal foi sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), sistema que é responsável por distribuir cerca da metade do investimento público na Educação Básica do País.

As discussões sobre o assunto ficaram por conta dos debatedores fixos, Helder Cordeiro, Marcos Fabio, Kim Lopes e Dyhonstas Fernandes.

O editorial desta edição teve como título “CONQUISTAR FUNDEB PERMANENTE E COM NOVAS FONTES DE FINANCIAMENTO É VITÓRIA DO PAÍS, DA APEOC E DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO”. Defendemos que o FUNDEB é indispensável à educação básica, consequentemente ao desenvolvimento econômico do Brasil e ao bem-estar dos brasileiros, pois – “sem educação, não há cidadania”, como afirmava o saudoso professor Jaime Alencar, ex-presidente do Sindicato APEOC. Da sede desta instituição sindical, sua direção fez ecoar o primeiro Grito SOS Nacional em defesa do FUNDEB, três anos após o início de sua vigência.

O fundo é uma política bem avaliada e tem um papel importante como redutor de desigualdade, mas que, por lei, expirará em 2020. É preciso discutir sua continuidade, ao mesmo tempo em que temos a oportunidade de aprimorá-la.

Promover a revitalização do FUNDEB, tornando-o permanente é compromisso patriótico de todos os segmentos da sociedade brasileira em defesa da educação e da valorização dos profissionais educadores. O FUNDEB é dos brasileiros e dele depende o futuro de nossa Pátria!

Durante a edição ainda foram abordados os principais destaques estaduais e nacionais envolvendo a Educação e a classe trabalhadora. Fizeram parte do debate os dados do Índice Global de Direitos, divulgado na semana passada durante a 108ª Conferência Internacional do Trabalho, ligada à ONU. Os números mostram que o Brasil está entre os piores do mundo para a classe trabalhadora e tem como motivadores deste índice a Reforma Trabalhista, A Proposta de Reforma Previdência, e a tentativa de asfixiar as entidades sindicais tão importantes.

O Programa “Educação em Debate” vai ao ar todos os sábados, ao vivo, de 11h às 12h, na Rádio Cidade AM 860 e tem reprise aos domingos de 7h às 8h. Para participar, basta entrar em contato pelos telefones: Fixo: (85) 3198-8877 ou WhatsApp: (85) 98138-6374.

Ouça o programa na íntegra!