Após forte pressão do Sindicato APEOC, o Governo do Estado enviou na tarde desta sexta-feira (09) à Assembleia Legislativa a mensagem que efetiva a recomposição diferenciada dos profissionais da Educação. O acordo para o encaminhamento do projeto foi firmado na última quarta (07), após um acampamento da entidade em frente ao Palácio da Abolição. Dirigentes do Sindicato APEOC montaram uma barraca no local e distribuíram material com o slogan Agiliza, Camilo!, para cobrar o envio imediato da mensagem ao Legislativo afim de garantir a recomposição de 7% na Regência de Classe, como havia sido negociado ainda em abril.

Para o presidente do Sindicato APEOC, Anizio Melo, a negociação qualificada traz mais um resultado positivo para a categoria. “Mais uma vez a luta dos profissionais da Educação garante, diferentemente de todo país, continuarmos avançando na valorização da carreira, para os ativos, efetivos e temporários, e também aposentados. Valeu a luta! Agora vamos ficar de olho na Assembleia para agilizar a aprovação da matéria. Parabéns aos que sonham e lutam por um país melhor”, disse Anizio.

Entenda o caso

No dia 04 de abril deste ano, o próprio governador Camilo Santana anunciou, por meio da rede social Facebook, que autorizou o Secretário da Educação do Estado, Idilvan Alencar, a conceder um reajuste diferenciado aos profissionais do Magistério, no mesmo percentual do aumento do Piso Nacional do Magistério de 2017.

No dia 20 de abril deste ano, durante audiência da Mesa de Negociação Sindicato APEOC – Seduc, foi acordado um aumento de 7% na Regência de Classe (sendo 3,5% em julho e 3,5% em novembro), para ativos e aposentados. Esse índice, somado à Revisão Geral de 2%, garantiria uma recomposição de 7,64% na remuneração, atingindo, então, o percentual de aumento do Piso Nacional.

Apesar do acordo firmado, o Governo do Estado demorou a enviar a Mensagem que garante o reajuste em lei à Assembleia Legislativa. Diante da espera, que poderia comprometer a efetivação do aumento, o Sindicato APEOC iniciou o Movimento Agiliza, Camilo!

O Sindicato APEOC vai continuar vigilante e atento aos prazos desse processo para garantir que todos os termos do acordo sejam respeitados.