A Direção do Sindicato APEOC, convocada ordinariamente, reuniu-se nesta segunda-feira (22), na sede da entidade, para avaliar o cenário político/econômico nacional e local, com foco na Campanha Salarial da categoria.
Uma avaliação geral apontou a importância das Assembleias em todas as regiões do estado, que socializam as informações e permitem a participação direta dos trabalhadores em Educação do interior e da capital. Entre janeiro e maio de 2015, foram realizadas duas assembleias gerais e 14 assembleias regionais com a pauta da Campanha Salarial 2015. Além disso, foram promovidas 16 plenárias regionais entre outubro e novembro do mesmo ano, pautando a Campanha Salarial de 2016 e a aprovação das Diretrizes para a Descompressão da Carreira.
Vale destacar que nossa luta, em 2015, com paralisação nacional e local, mobilização local, propostas e negociação, conquistou: piso na carreira retroativo à janeiro para todos os professores (efetivos, temporários, aposentados e pensionistas); auxílio alimentação para os professores temporários; convocação dos professores concursados classificáveis; descompressão na carreira com ganhos na remuneração ao final da carreira de 95% para graduado,71% para especialista, 48% para mestre e 29% para doutor; progressão horizontal especial para aproximadamente 5.000 professores especialistas; aumento da regência de classe de 10% para 15% para os especialistas ativos e aposentados; regularização das verbas para manutenção das escola; pagamento e regularização das bolsas do pacto pelo fortalecimento do ensino médio; e ainda derrubamos a PEC da PRECARIZAÇÃO e bloqueamos a entrega do PRÉ SAL para a Shell, Chevron e Exxon.
Trata-se de um importante balanço das Ações e Conquistas para análise da condução positiva da luta da categoria, quando comparados com os resultados em outros estados, onde a pauta tem sido reativa para não perder direitos ou mesmo manter salários em dia.
Mesmo alcançando avanços, a executiva definiu que não podemos abrir mão do reajuste salarial em 2016 e do conjunto de nossa pauta. Neste sentido, a deliberação de CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL CONJUNTA INTERIOR E CAPITAL PARA O DIA 17 DE MARÇO, antecedida de MANIFESTAÇÃO NO PALÁCIO DA ABOLIÇÃO NO DIA 15 e REALIZAÇÃO DE SEMINÁRIO SOBRE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NO DIA 16 DE MARÇO, com o intuito de canalizar pressão criativa e qualificada sobre o governo Camilo Santana para atendimento de nossa pauta.
Unidade e luta!!!
Venceremos!
Anizio Melo
Presidente