Nesta segunda-feira (5), o Sindicato APEOC e entidades estudantis UBES, ACES e UNEFORT iniciaram a segunda semana de visitações às escolas da rede estadual. Desta vez visitamos o Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) Professor Milton Cunha, para analisar se o espaço se adequa ao protocolo 18 do Decreto Estadual que autoriza retorno às aulas presenciais.

Mais uma vez, constatamos uma escola sem condições sanitárias mínimas que possibilite o retorno presencial. O CEJA Milton Cunha é o maior do Estado, com mais de 2500 alunos. Cerca de 60% do corpo docente faz parte do grupo de risco. Além disso, a escola não recebeu nenhuma verba do Estado para a aquisição de equipamentos de proteção e não possui nenhuma instalação referente a isso.

Casos como este reforçam o posicionamento do Sindicato APEOC pelo NÃO retorno às aulas presenciais em 2020 e continuidade das atividades remotas, com mais investimentos na democratização dos recursos para professores e alunos e estruturação física e sanitária das escolas. Aulas se recuperam, vidas não.