Servidores do Estado

A primeira Mesa Estadual de Negociação Permanente do ano, realizada nessa terça-feira (dia 18/02) entre o Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (FUASPEC) – que tem o Sindicato APEOC na coordenação -, o secretário de Planejamento e Gestão do Estado, Eduardo Diogo, e a bancada do Governo gerou insatisfação nos servidores públicos. A reunião foi para receber a contraproposta do Governo do Estado quanto às demandas dos trabalhadores.

Para os servidores, a reunião não foi satisfatória pelo fato de todas as demandas cobradas pelos servidores, há dois anos, continuarem pendentes. De acordo com a coordenadora-geral do Fuaspec, Eliene Uchoa, não houve compromisso e seriedade com os trabalhadores. “Não é possível que você passe dois anos discutindo a mesma pauta para chegar na Mesa de Negociação e não haver nenhuma proposta do Governo. Esperávamos algo mais”, alegou a servidora.

Como não houve avanço na Mesa de Negociação, a bancada do Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará irá deliberar os encaminhamentos com os servidores, como também se articular politicamente e mobilizar as categorias para alcançar resultados concretos.

Pauta Geral dos Servidores

Reestruturação das tabelas salariais, gratificação de titulação, publicação da lei concedendo aos servidores do interior do estado a gratificação de deslocamento, solução para os servidores que ampaliaram a carga-horária e não receberam a contrapartida na remuneração,  e publicação do decreto regulamentando a Lei nº 15.033, de 8 de novembro de 2011, que trata do assédio moral.

Durante o encontro, a SEPLAG fez a apresentação do “Servidor Online”,  ferramenta que permite ao servidor estadual acessar extrato de pagamento, declaração de rendimento, acompanhamento consignado, assim como realizar simulações de empréstimos consignados.

O acesso será feito por meio do Guardião, com CPF e senha. Para isso, os servidores que desejarem fazer uso da ferramenta devem solicitar diretamente ao setor de Gestão de Pessoas do órgão/entidade em que trabalham. Mais informações sobre o assunto serão dadas posteriormente pela SEPLAG, SEFOR e CREDES, pois por enquanto a SEDUC está definindo a estratégia do cadastaramento da senha.

No final da reunião, o secretário de Planejamento, Eduardo Diogo, colocou em pauta algo que não estava previsto, que é a periodicidade da Mesa de Negociação Permanente (MENP). O secretário impôs que a próxima reunião da Mesa de Negociação ocorresse no mês de abril, ainda que o decreto preveja reuniões mensais. Os servidores afirmaram que irão recorrer quanto à decisão tomada pelo gestor.