O Sindicato APEOC, representado pelo assessor Sindical, Kim Lopes, participou nesta segunda-feira (01), de uma reunião na Escola Estadual de Educação Profissional Maria Ângela da Silveira Borges, localizada no bairro Vicente Pinzon, em Fortaleza, para tratar de encaminhamentos relacionados a estrutura da escola.

Na última sexta-feira (29), o teto da escola desabou e os alunos estão sem aulas e em busca de uma alternativa para não perder o ano letivo. O prédio onde funciona a escola divide espaço com alunos de uma outra instituição, a Escola de Ensino Fundamental e Médio Deputado Manuel Rodrigues, que está sendo reformado.

A plenária contou com a participação de alunos e de toda comunidade escolar das duas escolas, na qual foram decididos os seguintes encaminhamentos:

• Exigir Laudo técnico do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e CREA sobre as condições de segurança estrutural da escola;
• Solicitar audiência pública através da Comissão de Educação da ALCE;
• Cobrar do Governo atendimento psicológico para a comunidade escolar vítimas do desastre ocorrido.

Durante a plenária foi criada uma comissão para representar as duas escolas nas atividades e audiências com instituições governamentais e da sociedade civil na cobrança de soluções diante da atual situação.

Como encaminhamento, uma reunião foi marcada com o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (CEDECA), para dia 2 de abril, às 14 horas, na própria escola. Outro encontro também está previsto para ocorrer no mesmo dia com a Secretária da Educação do Ceará (SEDUC).

O sindicato APEOC acompanhou as atividades e colocou-se à disposição para auxiliar no processo de luta das duas escolas dando o apoio necessário para reparação e solução dos problemas causados a comunidade escolar.