O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Heleno Araújo, e o presidente do Sindicato APEOC, Anizio Melo, participaram do 1° Seminário de Educação da Associação Cearense dos Estudantes Secundaristas (ACES) nesta sexta-feira (18), no auditória da Associação dos Docentes da UFC (Adufc), em Fortaleza.
O encontro reuniu estudantes de escolas públicas de todo o estado, além de representantes do Fórum Estadual de Educação. O objetivo é discutir os próximos passos do movimento estudantil cearense diante dos retrocessos impostos pelo governo golpista de Michel Temer. Willamy Macedo, presidente da ACES, destacou que o seminário vai propor uma agenda de lutas para os próximos meses.
Anizio Melo ressaltou a importância da mobilização dos jovens, especialmente dos estudantes de escolas públicas, nessa frente nacional de resgate dos direitos cassados e de manutenção das conquistas do setor. Ele também convidou as lideranças estudantis a participar da Audiência Pública que vai discutir o Financiamento da Educação e a proposta do Novo Fundeb, no dia 21 de setembro, na Assembleia Legislativa.
Heleno Araújo, presidente da CNTE, contribuiu com o debate numa mesa sobre a conjuntura nacional. O dirigente ressaltou a dificuldade do enfrentamento no âmbito do legislativo, com o avanço das forças conservadoras no Congresso Nacional, e a apresentação de pautas negativas como o projeto da Escola sem Partido. Heleno reforçou ainda os desafios no campo econômico, como o congelamento dos gastos com saúde e educação pelos próximos 20 anos e as ameaças impostas aos profissionais da Educação pela Reforma Trabalhista.
Apesar do cenário de crise e retrocessos, Heleno destacou a importância da mobilização por meio do Fórum Nacional Popular de Educação, que planeja realizar a Conferência Nacional Popular de Educação nos dias 26, 27 e 28 de abril de 2018. O objetivo é denunciar os ataques do governo golpista contra a organização da sociedade civil e apresentar um plano de resistência ao país, mantendo as conquistas e propondo avanços no campo da Educação Pública.