mesa negociacao apeoc chorozinho 06022014 1.pAtendendo à solicitação do Sindicato APEOC, a administração de Chorozinho recebeu os dirigentes e técnicos do Sindicato APEOC para negociar a pauta dos servidores da educação.

Dentre as principais reivindicações da categoria estão a falta de um calendário de pagamento; o atraso nos consignados; a retirada do ‘difícil acesso’ de servidores que não moram no município e trabalham na sede de Chorozinho; atraso no pagamento dos professores (parcelamento de dezembro de 2012); não pagamento, de dezembro de 2012, dos servidores da educação dos 40%; e congelamento das remunerações dos professores aposentados. 

Entenda o que foi discutido, e o que ficou definido na reunião:

FALTA DE UM CALENDÁRIO DE PAGAMENTO  A prefeita Argentina Sampaio Padilha se comprometeu a pagar as remunerações da educação o mais rápido possível em todos os meses; enquanto isso APEOC e prefeitura, através da divulgação de dados financeiros do município, farão um estudo da rede, a fim de solucionar tais reinvidicações. 
ATRASO DOS EMPRÉSTIMOS CONSIGNADOS A prefeitura quitou todas as dívidas com relação aos consignados, assumindo o compromisso de fazer o possível para tal situação não voltar a acontecer.
RETIRADA DA INDENIZACAO DE DIFÍCIL ACESSO A prefeitura argumentou que o PCCR dos professores não regulamenta o pagamento de tal indenização para professores que moram fora do limite municipal e que atuam na sede do município, o que difere da interpretação do sindicato APEOC que julga que tais funcionários possuem direito a receber tal indenização. A questão ficou pra ser debatida em próxima reunião.
ATRASO NO PAGAMENTO DOS PROFESSORES (PARCELAMENTO DAS REMUMERACOES DE DEZEMBRO DE 2012)  A prefeitura assumiu o compromisso de pagar dia 10 de cada mês, até o fim do parcelamento.
PAGAMENTO DOS SERVIDORES DA EDUCACAO (DEZEMBRO DE 2012,  40%) Foi aprovada lei municipal que parcela a quantia em 10 prestações começando a ser pago a partir das remunerações de fevereiro de 2014.
CONGELAMENTO DOS SALÁRIOS DOS PROFESSORES APOSENTADOS A prefeitura convocará a participação do fundo próprio municipal para a próxima reunião com o intuito de estudar e solucionar este caso.
MANUTENÇÃO DE UMA MESA DE NEGOCIAÇÃO MENSAL ENTRE APEOC E PREFEITURA Sugerido pelo Sindicato APEOC, a mesa de negociação permanente foi acatada pela prefeitura e acontecerá de forma mensal, com o intuito de solucionar as reivindicações que ainda não foram atendidas.

Além desses pontos, também foi apresentado pela administração municipal um documento que comprova o pagamento das remunerações de alguns servidores da educação referente ao mês de dezembro de 2012, pagamento este ainda realizado em 2012.

O Sindicato APEOC só tomou conhecimento de tal documento na presente reunião e julga ser um absurdo o fato da administração, à época, “desmembrar” a folha de pagamento da educação para beneficiar apenas alguns funcionários, que, diga-se, eram temporários e comissionados.

O Sindicato APEOC julga que o canal de negociação é um importante caminho, que tanto a categoria, como a administração municipal, têm para solucionar as reinvindicações dos servidores da educação.

A solução de tais impasses trará estímulos aos servidores para que desempenhem cada vez melhor suas funções.

Veja aqui ata da audiência