Nesta segunda-feira (01), o Professor Anizio Melo, Presidente da APEOC e o Secretário-Geral, Professor Helano Maia, estiveram em reunião no Palácio do Governo. O encontro contou com a presença do representante da Secretaria de Articulação Política do Governo, Secretário Miguel Braz, e do deputado estadual Guilherme Sampaio, onde foram discutido pautas locais e nacionais relacionadas à Educação. 📝✏️

O Sindicato APEOC destacou a necessidade do governo estadual intensificar e fortalecer os esforços na luta por mais recursos para a Educação, com foco na vinculação e subvinculação, visando à regulamentação da Lei dos Royalties. Essa medida busca direcionar parte dos recursos do Pré-sal para a valorização dos profissionais da educação nas escolas públicas. Além disso, foi solicitado que o governo se unisse à APEOC para garantir a recuperação de todos os recursos relativos ao precatório do FUNDEF e buscar mais recursos através das ações da APEOC e da Frente Norte Nordeste, em relação a possíveis precatórios do FUNDEB e Prev Fundeb, com o apoio da CNTE.

⚠️ Durante o encontro foi reforçada a necessidade de celeridade no pagamento do Precatório do FUNDEF aos herdeiros e aos professores sem vínculo com a rede estadual. Lembrando a importância de o Ceará ter sido um dos poucos estados onde foi conquistada a aplicação integral dos precatórios do FUNDEF, com juros e sem desconto do imposto de renda. Também foi solicitada agilidade na publicação do edital de seleção dos professores temporários, na divulgação das estabilidades dos professores da primeira turma do concurso da SEDUC de 2018 que concluíram o estágio probatório e na implementação de toda a pauta já negociada e em andamento.

A questão do fim da taxação das aposentadorias também foi abordada no encontro, com a APEOC solicitando a união de forças para derrubar essa medida injusta.

✊🏽 Mesmo no período de férias da categoria, o Sindicato APEOC permanecerá em estado de alerta para qualquer movimento que possa garantir a valorização da educação e de seus profissionais, avançando cada vez mais nas questões educacionais em nosso estado.