O Sindicato APEOC participou nesta quarta-feira (21) de audiências nas cidades de Catarina e Tauá, no interior do estado. Os encontros trataram do pagamento do precatório do Fundef aos professores da cidade de Catarina, e várias reivindicações dos docentes de Tauá.

Catarina

O assessor sindical da APEOC, Roque Melo, e os presidentes das Comissões Municipais de Catarina e Tauá, Alberto Pereira e Alci Oliveira, respectivamente, estiveram pela manhã na Prefeitura para tratar do pagamento do precatório do Fundef, no valor de 8 milhões, aos profissionais da Educação da cidade. O diretor de Sistema e Acompanhamento Pedagógico da Secretaria de Educação, Cícero Pedrosa, e o secretário da Controladoria Geral, Luiz Amancio, confirmaram que a prefeitura irá repassar os 60% do precatório ao magistério até o fim deste ano. Uma assembleia com os professores será convocada para definir a forma de divisão do recurso. Os dirigentes da APEOC também solicitaram a liberação do presidente da Comissão Municipal de Catarina, Alberto Pereira, para exercer o mandato sindical.

Tauá

Durante a tarde desta quarta (21), o presidente da Comissão Municipal do Sindicato APEOC em Tauá, Auci Oliveira, e o assessor sindical, Roque Melo, estiveram na Prefeitura em audiência com a assessora jurídica da secretária de Educação, Ângela Vieira, para discutir a retomada do estudo sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração do município. A advogada propôs um estudo do PCCR juntamente com o estatuto do magistério, que foi aceito pelos dirigentes.

Outras reivindicações foram apresentadas, como: pagamento da gratificação de regência de classe de 2% para os professores de Educação Física e dos laboratórios de Informática; avanços trienais; pagamento de anuênio e quinquênio; e 1/3 da carga horária para atividades extraclasse. Uma reunião com secretária de Educação será marcada para julho para tratar dessas demandas.