O Sindicato APEOC, representado pelo presidente, Anizio Melo, e pelo vice-presidente, Reginaldo Pinheiro, participou de uma reunião nesta terça-feira (12), na sede da CNTE em Brasília, para definir estratégias e debater os encaminhamentos sobre os processos dos Precatórios do FUNDEF. Participaram também representantes dos estados da Bahia, Maranhão, Pernambuco, Piauí, Ceará, Alagoas,Rio Grande do Norte, Sergipe e Pará.
O encontro é resultado de reuniões anteriores da Frente Norte/Nordeste em defesa da Educação, realizadas em São Luiz e Fortaleza. O objetivo é a união das entidades sindicais das duas regiões em prol dos Precatórios do FUNDEF para a valorização do Magistério e dos profissionais da Educação, além da luta pelo financiamento permanente para a área, com o Novo FUNDEB.
Encaminhamentos
• Aprovada a estratégia de pressão para conquistar os Precatórios do FUNDEF, com foco na unidade nacional, nas estratégias jurídicas e políticas;
• Articular com os parlamentares das regiões Norte e Nordeste uma Frente Parlamentar em defesa da Educação Pública;
• Divulgação de documento da CNTE com linguagem clara para sociedade e imprensa, com o objetivo de articular a luta pelos Precatórios do FUNDEF, defendendo que os recursos sejam investidos na Educação e nos profissionais do Magistério e da Educação;
• Dia 11 de Abril – Dia D Regional em Defesa do Precatório do FUNDEF, com atos e atividades nos estados em defesa dos recursos do antigo FUNDEF.
• Dia 24 de Abril – Ações em todo o país na Semana Nacional de Promoção da Educação Pública
“Reunião importante na CNTE, com a participação dos companheiros das regiões Norte e Nordeste, unificando as ações jurídicas e aprovando o Dia D de luta pelos Precatórios, que será no dia 11 de abril. Estamos mobilizando as duas regiões, realizando atividades, articulando com a sociedade, chamando toda a categoria e os estudantes, para que juntos possamos lutar pelos recursos do antigo FUNDEF. Esse dinheiro é fruto de muita luta e deve ser garantido para melhoria da Educação Pública, com escolas estruturadas e profissionais valorizados. Mais uma vez o Sindicato APEOC junto com as entidades sindicais do Norte e Nordeste”, pontuou Anizio Melo.