O presidente do Sindicato APEOC, Anizio Melo, reuniu-se nesta quinta-feira (17), com o professor Ben Schneider, docente de Ciência Política do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos. Ben está em Fortaleza para realizar pesquisas na área da Educação e fez questão de conversar com Anizio Melo sobre a escola pública cearense. Participaram da reunião, os professores, Fábio Lopes e Josué de Sousa.

As pesquisas de Ben Ross Schneider se enquadram nos campos gerais de política comparada, economia política e política latino-americana. Ele também escreveu sobre temas como reforma econômica, democratização, tecnocracia, estado desenvolvimentista, grupos empresariais e burocracia comparada. A pesquisa atual de Schneider gira em torno de dois projetos de longo prazo, o primeiro sobre reformas de mercado na Educação, e o segundo sobre os fundamentos institucionais distintos do desenvolvimento capitalista na América Latina.

Os professores discutiram sobre a Educação brasileira e seus desafios. Anizio Melo falou da luta pelo financiamento permanente e dos avanços dessa última década na valorização do Magistério no Ceará, fruto de muita luta e pressão do Sindicato APEOC. Ressaltou ainda as articulações que a entidade têm feito para a aprovação do Novo FUNDEB. Apresentou também as diretrizes da Frente Norte/Nordeste pela Educação, para Anizio, “um marco histórico da luta sindical, reunindo entidades das duas regiões em prol da Educação Pública de qualidade e valorização dos seus profissionais”.