O Sindicato APEOC promoveu nesta quinta-feira (26) o XI Encontro Estadual da EJA (Educação de Jovens e Adultos). O evento conta com a participação de profissionais do interior e da capital, além de representação da Secretaria da Educação do Estado e da direção do próprio Sindicato. O objetivo é discutir os 20 anos da EJA na LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), e a atual conjuntura sócio-política no Ceará. O encontro também é uma preparação para o ENEJA  -Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos.

Encontro Estadual

A abertura do evento teve a participação dos membros da Coordenação Colegiada do Fórum EJA Ceará. As professoras Ana Kelly Souza (Centro EJA – Maracanaú), Meire Maciel (Centro EJA – Caucaia) e Regiane Moreira (Universidade Estadual do Ceará) explicaram a importância do encontro para o avanço na Educação de jovens e adultos de todo o estado.

O vice-presidente estadual do Sindicato APEOC, Reginaldo Pinheiro, parabenizou a todos pela luta e reforçou que a batalha tem que continuar. “Nossa luta agora é para garantir que os investimentos na Educação continuem, principalmente neste momento, em que o país sofre com retrocessos que afetam a todos nós professores. A União precisa investir mais na Educação. Precisamos defender um Fundeb permanente e de qualidade”, afirmou.

Programação

O encontro prosseguiu com a apresentação de experiências exitosas dos municípios de Maracanaú, Fortaleza e Monsenhor Tabosa. Ao longo do evento também ocorreram uma roda de conversa com a participação de representantes dos CEJAs e a representante da Seduc, Liliana Farias; e a Mesa Redonda “20 anos da EJA na LDB e a atual conjuntura sócio-política no CE: Por nenhum direito a menos”, com a participação das professoras Célia Brito (Uece), Elisângela André (Unilab), e Eliane Dayse (UFC). A mediação fica por conta da docente Clarice Gomes (UFC).

Composição de Delegação

No final do evento, ocorreu uma eleição dos delegados que irão para o Encontro Nacional da Educação de Jovens e Adultos (ENEJA), que acontecerá de 27 a 30 de novembro, em Petrolina, Pernambuco. Ao todo, 12 professores formarão a comissão que representará o Ceará. São eles: Ana Kelly de Souza Lima; Francisca Meire Duarte Maciel dos Santos; Rejane Mary Moreira; Roberto Sérgio Barbosa dos Santos; Rita de Cássia Lima Alves; Raquel Carine Martins Beserra; Maria Vieira de Andrade Guerreiro; Kleber Machado Alves; Jeane Pereira Dantas; Sandra Maria Gadelha de Carvalho; Raimunda Ray Ribeiro Franco e Eliábia de Abreu Gomes Barbosa.