Na noite desta quinta-feira (22), o Sindicato APEOC realizou uma Plenária Geral da Educação de forma virtual, abordando a conjuntura política e o fortalecimento da luta em torno da educação pública e valorização de seus profissionais. O evento contou com a participação de diversos representantes sindicais, dirigentes municipais e professores engajados na causa.

Um dos momentos de destaque durante a plenária foi a fala do Professor Anízio, presidente da APEOC e Coordenador da Frente Norte Nordeste pela Educação. Ele destacou as pautas centrais para garantir o futuro da Educação, com ênfase na retirada do FUNDEB do Arcabouço Fiscal e na necessidade de fortalecer o piso, bem como na defesa da formulação de diretrizes nacionais para a carreira do magistério.

Além disso, Anízio enfatizou as vitórias conquistadas pela APEOC, como a antecipação da segunda parcela do Precatório do FUNDEF e a efetivação de importantes pautas locais, como o reajuste de 14,95% para todos (ativos, temporários e aposentados) e com repercussão na carreira, sendo o primeiro estado do país a alcançar tal conquista, e a convocação de parte significativa do Cadastro de Reserva. No entanto, ele enfatizou a necessidade de mais unidade e mobilização da categoria para avançar em outras pautas, como a convocação do CR, o fim da taxação dos aposentados, PVR para doutores, promoções, ampliação de carga horária, entre outras.

A plenária também chamou a atenção para o papel crucial das centrais, federações e confederações sindicais na defesa de um estado democrático que preserve e amplie os direitos da classe trabalhadora. O presidente do Sindicato APEOC ressaltou a importância da independência e autonomia dessas entidades para enfrentar os desafios e defender os interesses da classe em todas as frentes e diante de qualquer governo.

O protagonismo da APEOC e da Frente Norte Nordeste pela Educação foi reconhecido como referência de autonomia, proposição e articulação na defesa dos profissionais da educação. Além do Professor Anízio, estiveram presentes na plenária o Secretário de Comunicação, Professor Alessandro Carvalho, o Secretário de Assuntos Educacionais, Professor Sérgio Bezerra, o Secretário para Assuntos Jurídicos, Professor Mauricio Manoel, o Secretário de Assuntos Culturais, Jarir Pereira, o Ouvidor, Odair Santos, e diversos dirigentes municipais.

Como encaminhamento, ficou acordado que nos próximos dias será construído um calendário de lutas para impulsionar as pautas da categoria e garantir cada vez mais uma educação pública de qualidade, com seus profissionais valorizados. Nesse calendário, estará incluída a pressão junto aos deputados federais pela retirada do FUNDEB do arcabouço fiscal.

Por fim, o Professor Anízio informou que o Sindicato Apeoc realizará Seminário sobre Financiamento da Educação e Previdência, no dia 30 de junho, na Assembleia Legislativa do Ceará, com a presença de figuras ilustres como o Professor Carlos Abicalil, destacado pensador e formulador da educação pública brasileira.

Além disso, também foi informado que delegação da Apeoc participará do 1º Congresso da Frente Norte Nordeste pela Educação, a ser realizado nos dias 7 e 8 de julho na cidade de Campina Grande, no estado da Paraíba.

A mobilização e engajamento de todos os envolvidos serão fundamentais para conquistarmos tudo aquilo que a educação precisa e merece!