A Comissão Municipal do Sindicato APEOC em Varjota, representada pelo presidente, Robson Miguel Lima, cobra da secretaria de Educação do Município, a regularização do pagamento de salários dos professores. A gestão municipal já começa o ano com o pé esquerdo, com folha de pagamento referente ao exercício de 2018 em aberto.

Os professores efetivos ainda não receberam o pagamento de dezembro, nem tampouco o terço de férias, este já bastante atrasado. A situação dos professores com vínculo temporário é ainda pior, tendo em vista que o último salário que receberam foi referente ao mês de outubro/2018.

A Prefeitura de Varjota recebeu do FUNDEB no ano de 2018 o valor de R$ 12.732.671,08. Já nestes primeiros dias de 2019, o município já recebeu R$ 482.537,85. Desse montante, 60% destinados à folha de pagamento e 40% para a manutenção da rede de ensino.

Porém, servidores da Educação Municipal não recebem os salários em dia, sendo que no último ano o atraso salarial aumentou bastante. Some-se a isso a falta de materiais básicos como papel, pincéis, apagadores e outros necessários para o bom andamento das aulas.

No início da semana, o secretário de educação, Sebastião Silvino, divulgou uma mensagem nos grupos das escolas, adiando o início do ano letivo para 6 de fevereiro devido “por motivos financeiros”.

O Sindicato APEOC continuará vigilante e cobra da gestão municipal uma resolução rápida para esse impasse.