Vencemos uma batalha, depois de muita pressão do Sindicato APEOC, Entidades Estudantis e movimentos sociais, com visita das entidades à uma escola estadual de Maracanaú, na última segunda-feira, e neste terça, a uma escola de Fortaleza, além de convocação da Assembleia Geral Virtual e ação do Sindicato APEOC na Justiça, o governador anuncia que as aulas não retornarão no dia 1º de outubro.

Nas nossas visitas, noticiadas amplamente pela imprensa escrita, TV e Rádio, ficou claro que anunciar o retorno às aulas presenciais é precipitado, tendo em vista que não há segurança sanitária e que as escolas não estão preparadas para o retorno. Reiteramos que falta também, por parte do governo estadual, mais investimentos para que as escolas estejam preparadas para o retorno, evidenciando que não deve ser apenas um esforço da gestão da escola.

Constatamos escolas sem recurso para a compra dos materiais necessários para o retono, como também a falta de EPIs e adequações físicas em banheiros e bebedouros.

Ressaltamos que esse não é o momento de voltar, enquanto não haja segurança sanitária para todas e todos.

“Estamos desnudando a realidade estrutural das escolas e a falta de apoio financeiro para às unidades escolares”, afirmou Reginaldo Pinheiro, presidente do Sindicato APEOC.