cmfor apeoc50 30112012.pApós intenso debate sobre o financiamento da educação no país, especialmente para garantir as metas do PNE, a Presidenta Dilma bateu o martelo e quer destinar 100% dos royalties de concessões futuras para a educação e 50% do fundo social do pré-sal. Neste sentido, editará Medida Provisória (MP) que garantirá, além dos 100% dos Royalties do petróleo, mais 50% do Fundo social do pré-sal para a educação. 

O Sindicato APEOC vem defendendo a urgente definição de novas fontes financiadoras para a educação. O financiamento da educação é condição indispensável para atingirmos as metas desejadas pela sociedade, e expressas no atual Plano Nacional de Educação – PNE.

É importante ressaltar que  ganhamos um aliado de peso na defesa de mais recursos para a educação, ou seja, a presidenta Dilma. No entanto, é bom lembrar que a MP deve ainda no prazo legal ser aprovada pelo Congresso Nacional, e já sabemos as dificuldades daquela Casa em relação ao tema. Cabe ao conjunto do movimento social e sindical brasileiro vigiar e cobrar de seus parlamentares para que, desta vez, votem pela educação.

O Sindicato APEOC entende que não basta só definirmos mais recursos para a educação, é necessário carimbar parte desses recursos para a valorização dos profissionais da educação. Nós já sabemos o que alguns gestores são capazes de fazer com  as leis que conquistamos. Sem essa definição poderemos, em futuro próximo, ter ótimas estruturas físicas e pedagógicas, mas o profissional desvalorizado. Em face disso, o Sindicato APEOC defende mais recursos para a educação e a definição de percentuais de valorização da carreira dos professores e professoras que constroem a educação do Brasil.