homenagem apeoc oestado al 30112012Foi realizada, no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa do Ceará, em parceria com a Câmara Municipal de Fortaleza, a sessão solene comemorativa ao cinquentenário do Sindicato da Associação dos Professores dos Estabelecimentos Oficiais do Ceará (Apeoc). Na ocasião estiveram presentes políticos, professores e funcionários da Educação do Ceará. 

Na composição da mesa de solenidade compareceram a deputada estadual, Raquel Marques; o professor e presidente da Apeoc, Anízio Melo; os deputados federais Artur Bruno e Chico Lopes; o vereador Guilherme Sampaio; a representante da Seduc, Cristiane Holanda e a presidente da CUT-CE, Joana Almeida. Durante homenagem, a deputada Raquel Marques, destacou os 50 anos da Apeoc como “o grande simbolismo na entidade, de grande incentivo político, e por representar a luta de todos os professores de Educação do Estado do Ceará”.

CONQUISTAS

Segundo o presidente do Sindicato, Anízio Melo, muitas foram as vitórias durantes esses 50 anos, entre elas a conquista do piso nacional, a realização de concursos públicos, a caracterização dos profissionais de escola como profissionais de educação e a resistência que se teve à época do governo Tasso Jereissati quando mais de 6 mil contratos de professores foram cortados e o Sindicato resistiu, garantindo o retorno e a aposentadoria especial dos mesmos. “Nós temos uma série de conquistas, mas a principal é a confiança da categoria no Sindicato e, principalmente, a forma autônoma, independente e responsável que a gente atua frente ao governo”.

Ainda de acordo com Anízio, o momento é de comemorar e refletir a história da Apeoc para pensar o futuro da entidade. Para ele, “reunir dirigentes sindicais, professores, funcionários e parlamentares na Assembleia Legislativa é uma forma de exaltar a importância da entidade e, ao mesmo tempo, lembrar das responsabilidades à frente de uma instituição tão perene quanto a Apeoc”.

A professora e diretora da Apeoc, Penha Alencar, também salientou as conquistas para a classe. “Para fechar esses 50 anos tivemos uma vitória agora, onde nós garantimos um terço da carga horária dos professores e um valor bem melhor para o piso. Não é ainda o que queremos, mas já é um avanço grande. Esses 50 anos é muito importante e vamos continuar lutando pela Educação de qualidade e a valorização dos profissionais”.

*Fonte: O Estado – CE (04/12/2012)

 


 

Sessão solene

Será na próxima sexta-feira, 30, às 15horas, no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, a Sessão Solene Comemorativa ao Cinquentenário do Sindicato APEOC. A iniciativa foi conjunta do Poder Legislativo Estadual, através da deputada Raquel Marques e da Câmara Municipal de Fortaleza, por iniciativa dos vereadores Acrísio Sena e Guilherme Sampaio.