A deputada Rachel Marques informou, em sessão plenária na Assembleia Legislativa, que apresentará requerimento solicitando da Secretaria da Educação do Estado (Seduc) relatório sobre os índices de violência nas escolas da rede pública de ensino. Rachel, que preside a Comissão de Educação da Casa, está preocupada com o alto número de professores novatos que estão deixando o magistério por conta da insegurança e dos baixos salários.

A parlamentar chamou atenção para os índices de recém-concursados que desistem do magistério ainda no período probatório. Conforme ressaltou Rachel, de acordo com um levantamento do Sindicato – APEOC, dos quatro mil aprovados no concurso que o Estado realizou em 2009, 20% desistiram de ensinar.

A petista destacou as ações que a Seduc vem desenvolvendo para amenizar esse problema, como o programa por uma geração de paz. A ideia é fazer da escola um ambiente acolhedor, promovendo o envolvimento da comunidade com o corpo discente e docente.

Rachel sugeriu que, além dessas iniciativas, a Seduc também faça um mapeamento do problema da violência na rede estadual de ensino. “Vamos requerer a Assembleia que solicite à Seduc estudo sobre o problema, para que em cima disso possamos atuar de forma mais intensa, levando em conta o conhecimento dessa realidade”.