eleicao.diretorO Sindicato APEOC sempre defendeu ao longo dos anos a gestão democrática nas unidades escolares, através de seleção e eleição. Para o seu presidente, professor Anízio Melo, gestão democrática nas escolas é um dos caminhos mais importantes para se alcançar a qualidade da educação. É tanto que, já neste ano de 2013, dia 17 de janeiro, às 16 horas, no Auditório professor Jaime Alencar, o Sindicato realizou debate com gestores escolares, técnicos e professores sobre gestão escolar democrática.

O Sindicato APEOC lembra aos professores da rede estadual o período de registro de candidaturas à eleição para direção de escolas:entre os dias 27 e 31 de maio. O período de eleição terá calendário diversificado por Crede e por escola, ocorrendo entre os dias 10 e 14 de junho.

Poderão concorrer à escolha e indicação para o cargo de Diretor, integrantes do Banco de Gestores Escolares para o referido cargo, constituído a partir de seleção pública.

O processo de eleição de diretores das escolas públicas estaduais do Ceará consiste na segunda etapa da escolha e indicação para o provimento do cargo em comissão de diretor, junto às unidades escolares, mediante voto direto e secreto pela comunidade escolar.

Para concorrer ao processo de eleição de Diretor, o candidato deverá fazer o seu registro junto à Comissão Escolar da unidade onde pretende exercer suas funções.

O candidato a Diretor apresentará para debate, junto à comunidade escolar, seu Plano de Gestão, elaborado em consonância com as prioridades da Política de Educação do Estado, baseado em diagnóstico da realidade educativa e dos desafios da escola para a qual é candidato.

Acesse o material de divulgação das eleições escolares