50 anos do Sindicato APEOC: Sessão Solene Conjunta AL e CMFOR 

Aconteceu sexta (30/11/2012) no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE), Sessão Solene Comemorativa aos 50 anos do Sindicato APEOC.

A Sessão Solene Conjunta (Assembleia Legislativa-AL e Câmara de Fortaleza-CMFOR),  é uma iniciativa da deputada estadual Raquel Marques e dos vereadores Acrísio Sena, Ronivaldo Maia e Guilherme Sampaio.

Participaram da mesa na solenidade: deputada Raquel Marques, professor Anízio Melo (presidente do Sindicato APEOC), deputado federal Chico Lopes, deputado federal Artur Bruno, vereador Guilherme Sampaio, Cristiane Holanda (representante da SEDUC) e Joana Almeida, presidente da CUT-CE.

Raquel Marques, em seu pronunciamento, declarou que “A APEOC é a entidade representativa da luta dos trabalhadores em Educação no nosso Estado”, e destacou que a Educação, no momento, está em pauta no país e, como desdobramento, também a qualidade do ensino e a valorização do magistério.

Professores, ex-presidentes, representantes do Sindicato APEOC no interior e na capital, e o presidente da entidade, Prof. Anízio Melo, estão sendo homenageados. 

A Sessão de 50 anos do Sindicato APEOC faz deferência à reconhecida luta deste Sindicato durante todos esses anos, na defesa da educação pública de qualidade, com especial atenção para os filhos dos trabalhadores cearenses. Também no Plenário 13 de Maio, o deputado estadual Lula Morais, senador Inácio Arruda e Evaldo Lima (vereador eleito em 2012).

O professor e deputado federal Chico Lopes, da direção do Sindicato APEOC, também falou relembrando a história do Sindicato, que teve início na APLEC (Associação dos Professores Licenciados do Estado do Ceará) passando para APEOC (Associação dos Profissionais da Educação Oficial do Ceará) até Sindicato APEOC, a partir da Constituição de 1988.

O Prof. Anízio Melo, presidente do Sindicato APEOC, fez pronunciamento que iniciou lembrando a professora Zuleide do Nascimento e dois dos advogados da banca jurídica do Sindicato APEOC, Lindval de Freitas e José Nunes Rodrigues, falecidos recentemente. Prof. Anízio encerrou sua fala no Plenário declarando sua paixão pela Educação e pelo Sindicato, dizendo: “Tenho orgulho do Sindicato APEOC, desta categoria que é a mais aguerrida”.

O professor e deputado federal Artur Bruno também ocupou a tribuna e declarou que foi o Sindicato APEOC que “liderou os movimentos da Educação no Ceará, lotou as galerias desta Casa Legislativa pelos avanços na Educação e mobilizou milhares de professores em todo o Ceará”; também lembrou que o saudoso professor Jaime Alencar “nos ensinou muito e nenhuma liderança foi tão importante para a educação cearense quanto ele”.

Joana Almeida, presidente da CUT-CE, em sua fala na tribuna afirmou ser “o Sindicato APEOC o maior sindicato da CUT aqui no Ceará. Dos 299 filiados, é o maior; é um sindicato muito forte. Dialoga com a sociedade e, sempre que saiu às ruas, saiu vitorioso.”

Cristiane Holanda, representando a Secretária de Educação do Ceará, Izolda Cela, também usou da palavra no Plenário 13 de Maio, na Sessão Solene pelos 50 Anos do Sindicato APEOC, e declarou que “a entidade representativa dos professores públicos do Ceará dialoga para conquistar, e tem sido imbatível, com muito respeito e debate qualificado.”

Homenageados

Foram homenageados, no Plenário da Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE), pelos valorosos serviços prestados à educação pública cearense e aos sócios do Sindicato, os professores e ex-presidentes do Sindicato APEOC: Profs. Jaime Alencar (in memoriam), Penha Alencar e Leorne Nogueira. O professor Anízio Melo (presidente da APEOC), Prof. Alberto da Paz (ex-vice-presidente regional norte do Sindicato APEOC), Profa. Lizimar Teixeira (representante do Sindicato APEOC em Cedro) e o Prof. (e atual deputado federal) Chico Lopes, e também Waléria Brilhante, a funcionária mais antiga do Sindicato APEOC.

Sindicato APEOC: Data de fundação

O Sindicato APEOC foi fundado oficialmente em 02 de fevereiro de 1962. Antes, o atual Sindicato APEOC era “Associação dos Profissionais de Ensino Oficial do Ceará”, APEOC.

Festa pelos 50 anos

E, dando continuidade à programação dos 50 Anos do Sindicato APEOC, aconteceu na noite de sexta (30/11/2012), a partir das 19h, no Clube Recreativo B-25 (em frente à Polícia Federal, na Av. Borges de Melo), a Festa Comemorativa do Dia do Professor e do Servidor Público da Educação, animada pela Banda Paulo Calado, e que contou também com sorteio de valiosos brindes entre os sócios do Sindicato.

Veja mais fotos