O Projeto de Lei que concederá o Título de Cidadão Cearense ao Professor Anizio Melo, presidente licenciado do Sindicato APEOC e pré-candidato a deputado federal, foi aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa. O PL é de autoria do deputado estadual pelo PT, Elmano de Freitas.
Anizio Melo nasceu no Rio de Janeiro, mas mudou para Fortaleza em 1979. Mora na capital cearense há 38 anos. É graduado e pós-graduado em História, pela Universidade Estadual do Ceará. Prestou concurso para Professor do Estado 1984. Em 2000 tornou-se secretário-geral do Sindicato APEOC, posteriormente tesoureiro, e em 2011 foi eleito presidente da entidade. Pediu licença das atividades este ano para concorrer a deputado federal pelo PT. Anizio foi eleito também presidente da Federação dos Trabalhadores em Educação do Nordeste em 2018.
“Esse título é o reconhecimento ao amplo trabalho em defesa dos profissionais da Educação e da melhor qualidade do ensino público no Ceará, que esse companheiro sempre priorizou em sua luta como educador e sindicalista”, afirma Elmano de Freitas.
O Presidente em Exercício do Sindicato APEOC, Reginaldo Pinheiro, afirma que essa é uma homenagem mais do que justa. Segundo ele, o professor Anizio Melo é merecedor da honraria pelo trabalho que sempre fez por uma Educação Pública de qualidade e de valorização dos seus profissionais. O presidente ressalta ainda que o título é um reconhecimento da luta do professor Anizio Melo e do próprio Sindicato APEOC.
O projeto de lei segue agora para apreciação no Plenário 13 de Maio.