P7040097O professor Juscelino Linhares, secretário geral do Sindicato APEOC e secretário de aposentados e assuntos previdenciários da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), proferiu palestra nesta quarta-feira, dia 04/07, na cidade de Caldas Novas, Goiás. A palestra “A Participação dos Professores/as Aposentados/as no Movimento Sindical Nacional” ocorreu no Curso de Formação Sindical com os Professores e Professoras Aposentados/as promovido pelo SINPRO/DF (Sindicato dos Professores no Distrito Federal).

No encontro em Caldas Novas, o palestrante fez uma reflexão sobre a participação dos professores/as aposentados no movimento sindical. Sabe-se que é comum o aposentado ser visto como um ex-trabalhador que não precisa mais se preocupar com as mudanças ocorridas na sua profissão, com a reforma previdenciária, com os efeitos da crise econômica mundial e com a formulação de políticas públicas. Que engano! O aposentado vivencia os problemas do país e do mundo como qualquer trabalhador brasileiro.

P7040099Por isso, o professor Juscelino Linhares também entende que é importante que o aposentado/a se mantenha filiado ao sindicato para continuar bem informado e para participar ativamente das articulações, negociações e mobilizações em defesa de seus direitos. Existe nos sindicatos, sobretudo nos filiados à CNTE, como o Sindicato APEOC no Estado do Ceará, também por orientação da CUT, a preocupação de manter o trabalhador/a em educação aposentado/a na luta em relação às demandas da categoria. O Sindicato APEOC, por exemplo, disponibiliza dedicação especial ao trabalhador/a aposentado por meio de cursos, encontros, atividades socioculturais, informativos, inclusão digital e apoio sindica l.

Aposentados/as, sim! Inativos/as nunca!