Foi publicado no Diário Oficial do Estado do Dia 31 de outubro o Edital Gab nº 002/2008 que divulga e estabelece normas específicas para a abertura das inscrições e a realização de SELEÇÃO PÚBLICA, destinada à composição de um Banco de Gestores Escolares aptos a exercerem quaisquer das funções de direção e de coordenação escolar nas escolas da Rede Pública Estadual de Ensino.

A Seleção Pública consistirá em processo unificado de avaliação de conhecimentos e de experiência profissional, aferidos por meio de provas escritas e exame de títulos a serem realizados pela Universidade Federal de Juiz de Fora – MG, através do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação – CAED.

A Seleção constará de três fases, de caráter eliminatório e classificatório, realizadas na seguinte ordem: 1ª Fase: constituída de prova objetiva, com questões objetivas de múltipla escolha; 2ª Fase: constituída de curso a distância de Gestão da Educação Pública com prova escrita presencial; 3ª Fase: constituída de exame de títulos.

Os candidatos, aptos a compor o banco de gestores escolares, que optarem por se candidatar ao cargo em comissão de Diretor, deverão participar do processo de eleição direta e secreta pela comunidade escolar, nos termos do Decreto Nº 29.451, de 24 de setembro de 2008 e de Regulamento específico a ser publicado pela SEDUC.

O diretor eleito, selecionará no banco de gestores, constituído a partir do resultado final da seleção, os demais integrantes de sua equipe.

A Secretaria da Educação poderá dispor do banco gestores escolares de que trata esta Seleção para a composição de equipes gestoras das escolas públicas estaduais do Ceará, a qualquer momento, quando houver caso de vacância.

As inscrições estarão abertas no período de 1º a 18 de novembro de 2008 e serão feitas, via internet, no endereço eletrônico www.caed.ufjf.br

Entrega da documentação necessária para validação da inscrição na CREDE correspondente, até o dia 19 de novembro de 2008, para que esta encaminhe à Secretaria da Educação que por sua vez enviará para a UFJF/CAEd.

Importante: A inscrição só terá validade quando do recebimento da documentação por parte da Instituição responsável pelo processo.

O candidato deverá imprimir comprovante de sua inscrição, após o preenchimento da ficha via internet.

São documentos necessários para a efetivação da inscrição:

a) A ficha de requerimento de inscrição devidamente preenchida via internet;
b) Fotocópia autenticada de documento de identidade;
c) Fotocópia autenticada de documento comprobatório de graduação superior;
d) Fotocópia autenticada de documento comprobatório de experiência mínima de 2 (dois) anos de efetivo exercício no magistério;
e) Declaração de situação regular quanto a procedimento administrativo disciplinar, cível ou criminal, no quadriênio anterior ao pleito, assinada pelo candidato.

A prova objetiva será aplicada no dia 30 de novembro de 2008, no horário das 8 às 12 horas, em Fortaleza e nas demais cidades-sede das CREDE, conforme opção do candidato.

O resultado da primeira fase e final da seleção será divulgado no site www.caed.ufjf.

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