Na semana que passou, de 17 a 22 de março, diretores e assessores do Sindicato APEOC participaram de debates, de reuniões plenárias e de audiência com os profissionais educadores e gestores públicos em vários municípios do estado, inclusive em Fortaleza. Ainda na semana que passou os representantes do Sindicato APEOC estiveram nas cidades de Palmácia e Pereiro.
Em Fortaleza, coordenaram a paralisação nacional nos dias 17, 18 e 19 de março. Evento promovido e coordenado pela CNTE e Sindicato APEOC para exigir como pauta nacional: aplicação dos recursos dos royalties do petróleo na educação; aprovação do PNE, estabelecendo 10% do PIB para educação; nacionalização da carreira do magistério da educação básica; implantação integral da lei do piso nacional de salário dos professores; defesa do gerenciamento do FUNDEB na aplicação dos recursos da educação. Como pauta estadual encaminhada pelo Sindicato APEOC: revisão da PVR – Parcela Variável de Redistribuição do FUNDEB; decreto que regulamenta a ampliação definitiva da carga horária; celeridade na tramitação da minuta que deverá resolver, em definitivo, a questão da gratificação extraclasse; auxílio alimentação para professores temporários; projeto de lei que estabeleça segurança jurídica aos professores afastados e aposentados o direito de ampliação da carga horária; reajuste no teto e no valor do vale alimentação; homologação de concurso público e convocação imediata dos aprovados; regulamentação da atividade extraclasse; pagamento da gratificação progressão; e, readequação da tabela salarial dos funcionários de escolas públicas, dentre outros.
A partir desta semana, de 24 a 29 de março, estão pautados pela direção do Sindicato APEOC debates, audiências e informes em cidades do interior e em Fortaleza.
Neste dia 24, segunda-feira, o vice-presidente, Reginaldo Pinheiro, tem audiência na Câmara Municipal de Umirim para tratar da reformulação da lei orgânica do município. Ato público que conta com as presenças de profissionais educadores e parlamentares municipais.
Dia 25, terça-feira, o secretário geral do Sindicato APEOC, Juscelino Linhares, acompanhado do assessor jurídico Ítalo Bezerra, estará na cidade de Tauá em audiência com a prefeita municipal.
Entre os dias 26 e 28 desta semana, a direção do Sindicato APEOC, sob a presidência do professor Anízio Melo, será recebida em audiência pelo Chefe do Poder Executivo, no Palácio da Abolição. O destaque será a “Pauta Emergencial da Educação/2014”.
Dia 28, sexta-feira, comissão de diretores e assessores do Sindicato APEOC estará no município de Ipu para promoção de debates e informes com os profissionais e educadores da região. Ainda no dia 28, o professor Sérgio Bezerra, secretário para assuntos jurídicos do Sindicato APEOC, acompanhado do assessor sindical Kim Lopes, estará na cidade de Itaitinga para criação de uma comissão municipal do Sindicato APEOC.
DIA 1º DE ABRIL – DIA ESTADUAL DE LUTA!
O SINDICATO APEOC SOMOS NÓS, NOSSA FORÇA E NOSSA VOZ!