Anizio Melo, coordenador da Frente Norte/ Nordeste, participou na terça-feira (16) da live realizada por Chiquinho Moraes, coordenador da JPL-CE, onde debateu as lutas, avanços e o futuro da Educação.

Anizio considera que a Educação é primordial para a democracia e para reforçar a identidade nacional. Anizio destacou a mobilização e resistência dos movimentos estudantis, relembrando a união do blocão da Educação, parceria do Sindicato APEOC com a UNE, UBES, ACES, UEE e UNEFORT.

Fazendo um panorama geral das lutas e conquistas do Sindicato APEOC, foram destacados o finaciamento da Educação, o piso nacional do Magistério, 1/3 do planejamento e roylaties do pré-sal. Duas grandes pautas da entidade que tramitam no Congresso Nacional também foram ressaltadas, o Novo FUNDEB, que propõe um fundo permanente e mais robusto para a Educação, incluindo recursos dos royalties do Pré-sal e maior participação da União para garantir a qualidade do ensino público, e a PEC dos Precatórios do FUNDEF que assegura ao Magistério 60% do recurso e 40% em investimentos na Educação e Saúde.

Anizio também falou sobre a posição do Sindicato APEOC em relação a volta de aulas presenciais da rede estudal de ensino. A entidade considera que, pelas escolas serem locais de grande aglomeração, a volta às aulas deve ocorrer apenas quando existir a garantia de segurança para a saúde dos alunos e dos profissionais. Anizio relembrou que é preciso que o governo invista em melhores condições sanitárias para assegurar a proteção de todos.