Em Live organizada pelo Conselho Estadual de Educação da Bahia, o coordenador da Frente Norte/Nordeste, o professor Anizio Melo, chamou atenção de toda a sociedade para o futuro incerto sem a aprovação do Novo FUNDEB. Para Anizio, sem financiamento, tudo o que foi conquistado para a valorização da Educação e de seus profissionais será perdido.

A fala foi acompanhada pela vice-presidente da Comissão de Educação da Câmara Federal, a deputada Rosa Neide, do PT do Mato Grosso. A parlamentar reforçou a importância das políticas de valorização dos profissionais da Educação, investimentos na área nos últimos anos, chamando atenção para a urgência de votar a PEC 15/15, de relatoria da Deputada Dorinha, do DEM de Tocantins.

De acordo com levantamento da deputada, cerca de 63% da Educação Básica atualmente é financiada pelo FUNDEB, que acaba em dezembro de 2020.

A Live, mediada pelo conselheiro titular do CEE/BA, Valmir Sampaio, foi realizada na segunda-feira (8) e debateu o Novo FUNDEB: limites e possibilidades.

Anizio Melo ressaltou ainda a necessidade de criar um fundo permanente e mais robusto para a Educação, incluindo recursos dos royalties do Pré-sal, com maior participação da União, para garantir a qualidade do ensino público. Para ele, o Novo FUNDEB é um grande passo para a construção de um sistema nacional de Educação articulado.
Defendeu ainda a unidade entre estudantes, professores, entidades sindicais e a articulação política com parlamentares para fazer com que a Educação não regrida, afastando de vez o fantasma da privatização, como quer o DESGOVERNO Bolsonaro.

A deputada Rosa Neide frisou também: “Eu quero que votem o FUNDEB, e para isso, precisamos nos mobilizar para vencer essa batalha, como professora e aluna da rede pública, defendo uma escola de portas abertas para todos, ensino de qualidade, financiamento público a disposição e governo que nos respeite quanto educadores e educadoras de todo o pais”.