O presidente da APEOC, Anizio Melo, assinou uma parceria com a jornalista Luizete Vicente, militante negra e doutoranda, para a divulgação de um curta metragem sobre Igualdade Racial. O filme, chamado “Os cabelos de Yami”, conta a história do primeiro dia de aula de uma menina negra. A garota vivencia um grande desafio, a aceitação de seus cabelos crespos pelos novos colegas.

O Sindicato APEOC irá traçar uma estratégia de divulgação nas escolas da rede estadual e municipais, fomentando o debate sobre desigualdade, diferenças, descriminação, estereótipo, preconceito e racismo.

A produção também é assinada por Rebeca Bezerra e foi financiada pela Secretaria da Cultura do Ceará. O curta já firmou parceria com a Rede CUCA e TV Escola. O público alvo são crianças e adolescentes.

Luizete Vicente afirma que acredita no trabalho da APEOC para que o filme e o consequente debate chegue às escolas. Segundo ela, a obra cria práticas enriquecedoras para o reconhecimento da diversidade cultural que constitui a sociedade cearense.

Anizio Melo comemorou a parceria, afirmou que o Sindicato APEOC já realiza há muito tempo um trabalho nas escolas e na própria entidade sobre as relações étnico-raciais e que essa é uma grande oportunidade de fazer chegar o debate sobre preconceito na sala de aula.

Participaram do encontro, o presidente da APEOC, Anizio Melo, o vice-presidente, Reginaldo Pinheiro, o assessor sindical e coordenador estadual do Movimento Negro Unificado, Kim Lopes, o secretário-geral, Helano Maia, o diretor de comunicação, Alessandro Carvalho, e o assessor jurídico, Ítalo Bezerra.