Reunidas nesta quinta-feira (21), APEOC, Entidades Estudantis e a SEDUC discutiram o início do ano letivo 2021. O Sindicato e os estudantes defenderam diante da secretária da Educação, Eliana Estrela, o retorno com aulas remotas no próximo dia 1 de fevereiro e a construção gradual do ensino híbrido não obrigatório para alunos(as) e professores(as).

A defesa leva em consideração o atual cenário da pandemia no Ceará, inviabilizando o retorno presencial.

O presidente Anizio Melo fez uma análise diante da situação pandêmica e cobrou que para o professor o ensino híbrido fosse facultativo. Após longo debate, a secretária atendeu as ponderações e a proposta foi encaminhada e aceita. Ela também disse que o ano letivo de 2021 será iniciado com consulta a todos os atores envolvidos em cada comunidade escolar, para melhor adequação e promoção da educação.

A APEOC cobrou também um processo de inclusão dos professores como prioridade na vacinação. Anizio ressaltou que entende que não há vacina suficiente, e propôs uma grande luta para cobrar do governo federal a importação de insumos e das vacinas, para que haja uma produção em grande escala e a população seja vacinada em massa, tendo o educadores e educadoras como prioridade.

Quanto ao ensino híbrido, as escolas deverão atender a todos os protocolos de segurança sanitária. O Sindicato APEOC e as entidades estudantis continuarão com os trabalhos da comissão de visita às escolas pra averiguação das condições sanitárias e estruturais, acompanhando e fiscalizando a distribuição dos chips e tablets, além da testagem dos professores e das professoras.

Participaram da reunião o presidente da APEOC, Anizio Melo, o vice-presidente, Reginaldo Pinheiro, o secretário-geral, Helano Maia, o secretário para assuntos educacionais, Maurício Manoel, os assessores, Ítalo Bezerra e Alan Faustino, Jade Beatriz é Matheus Lima representando as entidades UBES e ACES, o secretário-executivo da SEDUC, Rogers Mendes, a coordenadora de gestão de pessoas, Matha Emília e demais assessores.